Açoriano Oriental
Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso amarelo para sete ilhas dos Açores, devido à previsão de chuva e trovoada.
Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Autor: Lusa/AO Online

 

Segundo o IPMA, o aviso para as ilhas de Santa Maria e São Miguel, vigora entre as 15:00 e as 24:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa).

No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa, o aviso amarelo, também para precipitação e trovoada, mantém-se até às 12:00 de hoje.

A delegação regional dos Açores do IPMA explica que os avisos se devem à “passagem de uma superfície frontal fria”.

O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informou, entretanto, que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações”.

Entre essas medidas estão “a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento” ou “ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas”.

“Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar” é outro dos conselhos da Proteção Civil.

 

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.