Alonso Miguel, secretário regional do Ambiente, que marcou presença no evento, referiu que nos Açores, "devido à localização geográfica, às especificidades arquipelágicas e à exiguidade do território, são enfrentados desafios acrescidos e sobrecustos significativos relativamente ao transporte, gestão e tratamento de resíduos”, disse, citado em nota de imprensa.
Alonso Miguel realçou que “a gestão de resíduos e a promoção da economia circular são matérias prioritárias para o Governo Regional, sendo que um dos principais objetivos da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática consiste em desenvolver soluções inovadoras para assegurar a redução da produção resíduos e um modelo de gestão sustentável, sobretudo relativamente às tipologias que representam maiores desafios, como os têxteis”.
Foi nesse contexto que surgiu o projeto INTERREG MAC — TEXTIL: Tecendo um Futuro Sustentável, que conta com uma dotação financeira de cerca de 200 mil euros para implementar medidas nos Açores, entre 2025 e 2027.
Na ocasião, o secretário da tutela explicou que “este projeto tem como objetivo impulsionar a economia circular no setor têxtil, reduzir as importações e a dependência de têxteis não sustentáveis, promovendo a reutilização, a reciclagem e a gestão eficiente de resíduos têxteis em regiões da Macaronésia, designadamente nos Açores, Madeira, Canárias e países africanos parceiros”.
O governante revelou ainda que “este projeto, de grande relevância para a Região, envolve governos regionais e locais, o meio académico, com a participação de diversas universidades, como a Universidade os Açores, de Las Palmas de Gran Canaria, de La Laguna, em Tenerife, de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, entre outros centros tecnológicos. Inclui ainda organizações da sociedade civil e ONGs, como a AJITER e a Fundação Gaspar Frutuoso, bem como a Câmara de Comércio e Indústria da Madeira”.
Secretaria Regional do Ambiente dinamiza oficinas criativas de moda sustentável
A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, levou a cabo
oficinas criativas de moda sustentável, no âmbito da 16.ª Semana dos
Resíduos dos Açores, integrada na 17.ª Semana Europeia da Prevenção de
Resíduos, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do
Heroísmo
Autor: Susete Rodrigues
