A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai investir cerca de 500 mil euros na programação de Natal e de Ano Novo, cujo arranque oficioso ocorreu no passado dia 21 (com a inauguração da iluminação artificial nas principais artérias da cidade), mas com o início das atividades a 1 de dezembro, com a abertura da Casa do Pai Natal e o Mercadinho de Natal, na Praça Gonçalo Velho Cabral.
“Pretendemos que Ponta Delgada seja uma referência como cidade e como concelho para que todos aqueles que optem por fazer férias neste momento do ano e possam ter, como referência, o destino Ponta Delgada. Nesta medida, preparamos um programa muito importante para alavancarmos aquilo que é a nossa qualidade de oferta e fazer o Natal e uma passagem de ano de qualidade, não só para os residentes, naturalmente, mas também para todos aqueles que nos visitam nesta época natalícia e de passagem de ano”, salientou Pedro Nascimento Cabral, presidente da CMPD na apresentação do programa.
A maior fatia do investimento está concentrado as atividades programadas para as últimas horas de 2025 e os primeiros instantes do novo ano.
A banda portuguesa Expensive Soul vai fazer a contagem final do ano no palco montado junto às Portas da Cidade e o espetáculo de fogo de artifício vai, como é tradição, assinalar a passagem do velho para o novo ano.
Todo este cartaz, para além de constituir um
importante motor de desenvolvimento económico local, procura em
simultâneo tornar Ponta Delgada um destino turístico natalício.
“É
isso que nos motiva: colocar Ponta Delgada neste roteiro internacional
de Natal e de passagem de ano, permitindo que também a nossa economia, o
nosso comércio local, as nossas empresas, a nossa hotelaria, possam
galvanizar-se e possam alavancar-se também para outros estádios de
desenvolvimento que todos ambicionamos. Ponta Delgada cada vez mais
acentua a sua presença ao longo do ano para termos um turismo de
qualidade e este é o nosso desafio: combater essa sazonalidade turística
para que consigamos seguir em frente em competição com as várias
cidades do país” que apostam nesta quadra para quebrar a sazonalidade
turístico em pleno inverno.
O programa vai então ter início na próxima segunda-feira, com a inauguração do Mercadinho de Natal e a abertura da Casa do Pai Natal. Este ano, o Mercadinho conta com 12 barraquinhas de comes e bebes tradicionais e alusivos à quadra festiva.
Neste particular, Pedro Nascimento Cabral destaca o aumento da procura por parte de empresas e entidades que procuram marcar presença para expor os seus produtos nesta montra privilegiada.
“Temos 12 espaços aqui nas Portas da Cidade e tivemos mais de 20 concorrentes para esses mesmos espaços. Significa isso, com a Câmara de Comércio, com a Hotelaria, com a Restauração, que vamos ter que trabalhar para expandir o número de espaços que podemos disponibilizar no Natal, para que possa haver mais dinamização aqui na baixa de Ponta Delgada, mantendo as atividades nas Portas da Cidade, mas estendendo esses espaços a outros locais, como o lado Sul da Matriz ou até mesmo o Campo de São Francisco”, apontou o autarca.
Para os mais pequenos, e para além da muito procurada Casa do Pai Natal, haverá Carrossel e Comboio (gratuitos), Pula-Pula e, numa oferta mais direcionada para as famílias, passeios em Carruagens e de Lagarta (também gratuitos).
A partir de 8 de dezembro, mas no Campo de São Francisco, abre ao público a tradicional Feira de Artesanato, coincidindo com o dia inteiramente dedicado ao comércio tradicional que ainda resiste na baixa da cidade, o Dia das Montras.
Animação itinerante de rua, concertos e o tradicional Grande Baile de Réveillon, no Coliseu Micaelense, a 1 de janeiro 202, completam o cartaz.
Para
estimular o comércio tradicional na baixa, os parquímetros vão estar
isentos de pagamento em todos os sábados do mês de dezembro em toda a
cidade e no parque de estacionamento do Castilho, entre 1 e 31 de
dezembro, será oferecida uma hora de estacionamento gratuito, mediante a
apresentação de faturas do comércio e restaurante com valor superior a
10 euros.
Desafio lançado ao Governo Regional dos Açores
O investimento realizado nesta quadra é da inteira responsabilidade da autarquia. Pedro Nascimento Cabral destaca que a oferta deste ano é superior à de 2024, mas podia ser bem maior, caso o governo Regional dos Açores se juntasse na dinamização e promoção da quadra.
“Com o Governo ao nosso lado, alavancaríamos um investimento financeiro ainda maior, permitindo que Ponta Delgada pudesse ter outra pujança em termos de qualidade destes eventos”, declarou o autarca, seguindo a mesma linha de raciocínio de Gualter Couto.
O presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD)fez questão de frisar que “todos temos a noção que há aqui investimento público de relevo” e que constitui “um verdadeiro investimento para posicionar Ponta Delgada, como motor das nossas ilhas, no lugar onde tem que estar”.
A quadra, e o programa apresentado “é um momento muito especial para os comerciantes e para os nossos empresários e é um momento, obviamente, de confraternização e de fraternidade, que nenhum de nós, obviamente, consegue ficar alheio”, mas Gualter Couto reivindicou a conjugação de esforços da autarquia, em primeiro lugar, com a CCIPD na dinamização e promoção destas atividades, mas também com o Governo Regional. “Faz mais sentido que aquilo que vai ser desenvolvido, por exemplo, nas Portas do Mar, estivesse integrado nas Portas da Cidade e no nosso centro histórico. Vamos trabalhar que assim possa ser no próximo ano para conseguimos dinamizar e engrandecer melhor” a quadra festiva do Natal na cidade de Ponta Delgada.
O presidente da CCIPD anunciou, ainda, que o organismo está a envidar esforços para assegurar, durante esta quadra, a visita de todas as crianças das escolas do primeiro e segundo ciclo do concelho à Casa do Pai Natal.
Por seu lado, a presidente da Delegação dos Açores da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) destacou que a associação a que preside gostaria de estar mais envolvida na elaboração do programa, o que não aconteceu este ano.
Ainda assim, Cláudia Chaves deixou a porta para em 2026, “ainda por cima um ano especial, que vai ser a Capital da Cultura, queremos estar a participar com muita dinamização”.
Este ano, adiantou, a AHRESP está “a mobilizar os nossos empresários”, destacando que do investimento da CMPDtodos querem “querem tirar proveito”, saudando por isso o esforço desenvolvido pela autarquia.
Finamente, a representante açoriana da Associação da Hotelaria de Portugal lançou o repto de prolongar a quadra festiva até aos Reis.
Andreia Pavão realçou que o cartaz é “forte”, mas vincou a necessidade de “sabermos com antecedência que este cartaz existe, que esta aposta, que este investimento se mantém ano após ano, que existe um cartaz para o fim do ano”.
O objetivo, acrescentou a empresária, é divulgar o destino
Ponta Delgada e o seu cartaz de fim de ano “nos mercados”, por forma que
Ponta Delgada possa ser “um destino a considerar nesta altura” do ano.
