Açoriano Oriental
Santa Clara derrotou, pela quarta vez, um “grande” para o campeonato

O Santa Clara alcançou, em Alvalade, a sua primeira vitória no recinto do Sporting, tendo o triunfo por 0-1 sido o quarto da história dos “encarnados” de Ponta Delgada sobre um “grande” do futebol português no principal campeonato nacional.

Santa Clara derrotou, pela quarta vez, um “grande” para o campeonato

Autor: Arthur Melo

O Santa Clara, que cumpre a sua nona participação na I Liga, já conta com um triunfo sobre o FC Porto, um sobre o Benfica e por duas vezes já derrotou o Sporting.

Sobre os “leões”, a equipa micaelense já conseguiu vitórias em casa e fora de portas. No sábado o triunfo foi alcançado em Alvalade (0-1) e nos Açores a vitória foi conseguida em 2021/2022. Foi na 17.ª jornada da I Liga, a 7 de janeiro de 2002, quando os “encarnados” bateram por 3-2 a formação “leonina”. O Santa Clara, na altura, era orientado pelo treinador adjunto Tiago Sousa (que fez a ligação entre Nuno Campos e Mário Silva), ao passo que os “leões” não tiveram nesse jogo Rúben Amorim no banco, já que o agora treinador do Manchester United cumpria um jogo de castigo.

O primeiro triunfo sobre um “grande” remonta à época 2001/2002, quando, no Estádio de São Miguel, o Santa Clara (orientado por Manuel Fernandes) derrotou o FC Porto, de Otávio Machado, por 2-1. O jogo foi da 16.ª jornada da Liga, a 22 de dezembro de 2011, e a vitória açoriana “ajudou” a precipitar a substituição de Otávio Machado por José Mourinho no comando técnico dos “azuis de brancos”.

Já no dia 23 de junho de 2020, em plena pandemia da Covid-19, o Santa Clara ganhou na Luz o Benfica por 3-4, com João Henriques no comando técnico dos “encarnados” de Ponta Delgada. Um jogo disputado sem público nas bancadas, devido às restrições sanitárias que vigoravam naquela época.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.