Revista de Imprensa Nacional

A intenção do PSD de passar a funcionar como empresa, as duas tentativas de assalto a bancos em Lisboa e em Vila do Conde e os novos desenvolvimentos do caso Maddie estão hoje em destaque na imprensa lisboeta.


O Público escolheu para manchete o título “PSD quer funcionar como empresa e contratar assessores por concurso”.

    De acordo com o jornal, a modernização do PSD passa por ter uma reestruturação organizativa e funcional do partido e, para isso, quer deixar de viver do voluntarismo dos militantes e profissionalizar-se, passando a funcionar como empresa.

    O matutino adianta ainda que o líder do PSD vai apresentar em breve ao Conselho Nacional medidas para a profissionalização do partido.

    O Público puxa ainda para a capa “Hugo Chávez: Ontem no Irão, ao almoço em Paris e em Lisboa ao jantar”.

    “PJ vai interrogar outra vez amigos do casal McCann” é a manchete do Jornal de Notícias, referindo que os investigadores querem quebrar pacto de silêncio entre o grupo e esclarecer contradições.

    O JN chama também à primeira página o título “Assaltos falhados em dois bancos”, referindo-se às duas tentativas de roubo a bancos em Lisboa e em Vila do Conde.

    “GNR recorre à força para afastar grevistas da Valorsul”, “Maioria das crianças já está vacinada contra a meningite” e “Polícia impede massacre de estudantes planeado por jovens” na Alemanha são outras chamadas de capa do JN.

    O Diário de Notícias realça na primeira página “Tribunal de Contas arrasa gestão pública nos Açores”, num relatório divulgado segunda-feira.

    A auditoria do Tribunal de Contas, ao período entre 2004 e 2006, aponta irregularidades no regime remuneratório do sector público empresarial da região, escreve o DN.

    Na capa o DN destaca também as tentativas de assaltos em Lisboa e em Vila do Conde e o aumento dos despedimentos colectivos.

    O Correio da Manhã faz manchete com o título “Professores obrigados a dar boas notas”, explicando que os conselhos executivos das escolas pressionam docentes a passar os alunos.

    De acordo com o CM, os professores são “obrigados a dar boas notas para melhorar resultados das escolas”.

    “Grupo de operações especiais captura gang” que tentou assaltar banco em Lisboa e “Bispo manda abrir portas da igreja a investigadores da Judiciária” são outros assuntos abordados no CM.

    “Amante de [Robert] Murat suspeita de raptar Maddie” é a manchete do 24horas, adiantando que os detectives dos McCann garantem ter provas contra aquela cidadã alemã residente no Algarve.

    De acordo com o diário, uma testemunha disse aos investigadores espanhóis que viu Michaela Walczuch entregar uma criança a um homem numa localidade a 145 quilómetros da Praia da Luz.

    “Hugo Chávez discute petróleo e emigrantes com Sócrates” e “Violador da própria filha apanhado pela GNR no Canidelo” são outras chamadas de capa do 24horas.

    O Jornal de Negócios revela na capa que “Venezuela vai fornecer gás natural à Galp Energia”.

    Segundo o económico, a visita que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, faz hoje a Portugal será marcada pela assinatura do acordo de parceria estratégica entre a Galp Energia e a Petróleos da Venezuela.

    O JdN puxa ainda para a capa “Sonae obrigada a abdicar de quatro `hiper´ Carrefour”, “Agricultura: Subsídios baixam peso nas contas da união Europeia” e “PS reforça incentivos fiscais para o interior”.

    O Diário Económico destaca na sua edição de hoje “Fisco com ordem para cobrar ao máximo até ao final do ano”.

    O DE escreve que a instrução do novo responsável pelos impostos é taxativa: “Afectar às tarefas de cobrança coerciva todos os recursos possíveis”.

    “BCP em força na Holanda para testar Eureko”, “Somague ganha projecto à Mota na Irlanda” e “Hugo Chávez em Lisboa recebe críticas dos EUA” são outros temas do DE.

    Os desportivos continuam a dedicar as manchetes a assuntos intemporais, com A Bola a sublinhar o interesse de clubes estrangeiros em Miguel Veloso, O Jogo a destacar uma entrevista com Purovic do Sporting e o Record a falar da actualidade no clube de Alvalade.

    “Loucos por Veloso”, anuncia A Bola, referindo-se ao interesse de Real Madrid e de Manchester United.

    Sobre o primeiro, diz que o técnico Bernd Schuster “já colocou o jovem leão no topo das prioridades” e quanto ao clube inglês refere que Alex Ferguson ”envia o irmão, principal olheiro, a todos os jogos”.

    O montenegrino Purovic faz a manchete de O Jogo, com uma entrevista em que o avançado proclama: “Os árbitros irritam-me!”

    Menos explosivo, noutro título destacado, o jogador diz que “o Sporting tem todas as condições para chegar ao fim como campeão” e que precisa “de jogar mais”.

    O Record anuncia na capa que “(Soares) Franco (presidente do Sporting) exige qualidade”, indicando que “só vai ao mercado de Janeiro pela certa”.

   
PUB

Premium

Os sindicatos dos professores dos Açores alertam que o ano de 2026 será marcado pela escassez de docentes qualificados, dificuldades na fixação de profissionais e pela urgência na valorização da carreira, admitindo que estas serão as principais reivindicações