Revista de imprensa nacional


 

Lusa/AO   Nacional   14 de Nov de 2007, 05:41

A entrega de parte da investigação da alegada corrupção do Governo Regional da Madeira a Maria José Morgado, a subida dos preços da gasolina e os novos desenvolvimentos do caso Maddie estão hoje em destaque na imprensa lisboeta.
“[Maria José] Morgado vai investigar corrupção na Madeira” titula o Diário de Notícias, explicando que o Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, vai entregar parte da investigação ao Departamento de Investigação e Acção penal (DIAP) de Lisboa.

    Segundo o DN, Pinto Monteiro deverá encaminhar para o DIAP as denúncias mais complexas da investigação.

    Em causa estão denúncias feitas pelo PS/Madeira em Outubro que apontam para alegada cumplicidade entre Alberto João Jardim e o Ministério Público da Madeira, acrescenta o DN.

    “[Nicolas] Sarkozy enfrenta prova de fogo” é outro título do DN, destacando as greves dos transportes que começaram terça-feira à noite em França e os protestos dos trabalhadores dos sectores da electricidade e do gás.

    O Jornal de Notícias chama à primeira página “Cavaco [Silva] amarra Governo a decisão dos técnicos” sobre novo aeroporto.

    O jornal escreve que o Presidente da República desvalorizou críticas de Luís Filipe Menezes e diz que escolha do novo aeroporto depende do estudo do Laboratório Nacional Engenharia Civil (LNEC).

    A Gare do Oriente, em Lisboa, é o local da futura estação do comboio de alta velocidade, revela ainda o JN.

    O matutino puxa ainda para a capa “Combustíveis voltam a subir”, realçando que os máximos históricos nos refinados vão reflectir-se dentro de três semanas.

    “RTP quer demitir José Rodrigues dos Santos” é a manchete do Público, adiantando que a nota de culpa aponta motivos laborais para despedir o jornalista.

    A decisão vem no seguimento de um inquérito para averiguar veracidade das declarações do jornalista, que acusou a actual administração da RTP de “interferências ilegítimas em matéria editorial”.

    “França: Greves desafiam Sarkozy”, “Alargadas comparticipações para diabéticos”, “Portugal é o campeão do corte da despesa” e “RAVE inclui Alcochete no projecto do TGV” são outros assuntos em destaque no Público.

    O Correio da Manhã faz manchete com o título “Contaminação de ADN deixa caso [Maddie] em risco”, referindo que os investigadores estão com dificuldade em separar perfis genéticos.

    Os resultados das análises, recebidos de Inglaterra, estão a dificultar o trabalho da equipa da PJ que investiga o processo, acrescenta o CM.

    O matutino escreve ainda que o Presidente da República, Cavaco Silva, “põe ordem na guerra do aeroporto” e “desvaloriza críticas de Luís Filipe Menezes”.

    O 24horas titula “[José] Mourinho meteu os filhos numa escola barata”, referindo que o treinador de futebol colocou os filhos a estudar na tradicional Academia Luísa Todi.

    “Querem pôr as prostituas a pagar impostos e Segurança Social”, “Deputados escondem o que gastam no Parlamento” e “CP muda tarifas e nas viagens curtas os preços aumentam” são outros títulos do 24horas.

    O Diário Económico escolheu para manchete o título “Fisco penhora 160 mil contas bancárias”, destacando que a administração fiscal continua a apertar o cerco aos faltosos.

    Segundo o económico, o número de penhoras subiu 135 por cento relativamente a 2006.

    O DE realça ainda na capa “EDP revê planos para passar meta dos 20 mil milhões”, “Governo proíbe construções na zona ribeirinha” e “Benfica vai abrir escolas de futebol em `franchising´”.

    A revista Focus destaca na sua edição de hoje “[José] Mourinho íntimo”, realçando pormenores da vida do treinador em Setúbal e os planos para o futuro.

    A Focus faz também chamadas de capa para histórias de portugueses de sucesso no Brasil e “pessoas e aviões que fazem a história da aviação em Portugal”.
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.