Açoriano Oriental
Retomada operação de ligação do cabo de fibra ótica às Flores e ao Corvo
Os trabalhos de ligação do cabo de fibra ótica às Flores e ao Corvo, nos Açores, foram hoje retomados, depois de terem sido suspensos na passada sexta-feira devido ao mau tempo.
Retomada operação de ligação do cabo de fibra ótica às Flores e ao Corvo

Autor: Lusa/AO Online

Segundo revelou hoje fonte da empresa FibroGlobal, responsável pela operação, o navio "IT Interceptor" já reiniciou os trabalhos, que tinham sido suspensos devido a um "contratempo" inicial e, posteriormente, por causa das más condições climatéricas.

"O navio teve de se afastar do arquipélago, durante o fim-de-semana, devido ao mau tempo, mas já está de regresso às Flores", explicou a mesma fonte, que espera ver resolvido, ainda hoje, o problema verificado com a amarração do cabo junto à antiga Fábrica do Boqueirão, em Santa Cruz.

A operação de ligação do cabo de fibra ótica regista, por isso, cerca de "uma semana de atraso", nesta altura.

Depois de concluída esta ligação nas Flores, o navio rumará até à ilha do Faial (no Grupo Central), para concluir o anel do cabo de fibra ótica, que começou a ser lançado há cerca de duas semanas na ilha Graciosa.

Inicialmente, a previsão era concluir esta operação em meados de outubro, mas os técnicos da Fibroglobal evitam agora avançar com uma data concreta para a finalização dos trabalhos.

"Falta ainda instalar equipamentos e testá-los, antes de toda a ligação ficar disponível para os utilizadores", disse a mesma fonte.

A ligação do cabo submarino de fibra ótica às Flores e ao Corvo vai permitir oferecer àquelas populações serviços de acesso à internet de alta velocidade, semelhantes ao que já existem no resto do arquipélago.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.