Covid-19

Representante da República apela ao "sentido cívico" dos açorianos

O Representante da República nos Açores, Pedro Catarino, apelou à "serenidade e sentido cívico" dos açorianos no enfrentar da pandemia da Covid-19, depois de decretado o estado de emergência em todo o país.



"Numa fase particularmente difícil para todos, em que a vida comunitária irá sofrer sérias restrições", o Representante da República para a região apela à "serenidade e sentido cívico de todos os açorianos", acreditando que, "com o contributo de todos, se irão ultrapassar os dias difíceis" de agora.

Em texto enviado à imprensa, o gabinete de Pedro Catarino lembra que compete ao Representante da República assegurar, nos termos da lei, a execução da declaração de emergência no território da região, em "estreita cooperação" com o Governo Regional.

"O Representante da República garante a rápida mobilização dos serviços do Estado na região, para o cumprimento das medidas decretadas a nível nacional. Da mesma forma, reconhecendo o papel primordial do Governo Regional e das autoridades civis dele dependentes na execução da declaração do estado de emergência, o Representante da República assegura ainda a cooperação das Forças Armadas e das forças de segurança na implementação das medidas decididas pelos órgãos de governo próprio da região", prossegue a nota.

O gabinete do Representante da República diz ainda que este tem mantido contactos com a presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Ana Luís, com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, bem como "com os Comandos das Forças Armadas e das forças de segurança e outros serviços do Estado".

PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP