Açoriano Oriental
Ajuda externa
Região obrigada a subir IRS, IRC e IVA
As taxas de IVA, IRC e IRS praticadas nos Açores e na Madeira apenas poderão ser 20% inferiores às que são pagas no Continente, uma percentagem que se reduz em relação aos 30% actuais.
Região obrigada a subir IRS, IRC e IVA

Autor: Ana Carvalho Melo
Desta forma as Regiões Autonómas  vão perder parte dos benefícios fiscais que agora usufruem adianta esta quarta-feira a edição online do jornal de Negócios.

A decisão consta do memorando de entendimento da troika que esta quarta-feira éapresentada ao PSD e ao CDS-PP e que serve de contrapartida ao empréstimo de 78 mil milhões de euros que Portugal receberá do FMI e do Fundo Europeu de Estabilização Financeira.

A medida, que implica uma revisão da Lei das Finanças Regionais, é para aplicar a partir de 2012 e, no caso da Madeira e dos Açores implicará uma subida da carga fiscal nos três impostos.

Actualmente, as regiões autónomas praticam taxas de IVA 30% inferiores às que são cobradas em Portugal Continental, pelo que os bens e serviços nos dois arquipélagos vão encarecer.

No IRC, onde os Açores cobram uma taxa de 17,5% (30% inferior à nacional), as empresas vão ser chamadas a pagar mais imposto.

A Madeira não será afectada, uma vez que já só aplica um desconto de 20% sobre a taxa cobrada no Continente.

No IRS, os agravamentos far-se-ão sentir de forma diferenciada, consoante os escalões de rendimento.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.