Covid-19

Rainha Isabel II e marido recebem primeira dose da vacina

A rainha britânica, Isabel II, e o seu marido, o príncipe Filipe, receberam este sábado a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, anunciou o Palácio de Buckingham.



A monarca, de 94 anos, e o seu marido, de 99, “receberam hoje a vacina contra a covid-19”, disse um porta-voz do Palácio.

O casal real juntou-se assim a cerca de 1,5 milhões de pessoas que já receberam a primeira dose da vacina no Reino Unido.

As vacinas foram administradas no castelo de Windsor, onde a rainha e o seu marido passaram o tempo durante o confinamento no Reino Unido.

O gabinete de comunicação da família real disse que tomou a rara iniciativa de comentar sobre a saúde da monarca para evitar imprecisões e especulações, explicando que a rainha decidira avisar que foi vacinada.

Em 08 de dezembro, o Reino Unido tornou-se o primeiro país do mundo a iniciar uma campanha de vacinação em massa contra o novo coronavírus, com o Governo a explicar que pretendia aplicar as primeiras doses da vacina a cerca de 15 milhões de pessoas dos grupos prioritários até meados de fevereiro.

Nos grupos prioritários incluem-se todas as pessoas com mais de 70 anos, bem como profissionais de saúde da linha de frente, residentes de lares de idosos e pessoas com doenças que as tornem vulneráveis ao vírus.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.914.057 mortos resultantes de mais de 88 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal