Autor: Lusa/AO online
O Painel Intergovernamental de Cientistas para as Alterações Climáticas (IPCC) publica, na sexta-feira, o 5.º relatório sobre a ciência climática, e as primeiras informações já divulgadas referem uma das principais conclusões: "estamos mais certos do que nunca que os seres humanos são os principais causadores das alterações climáticas", segundo a Quercus.
A associação ambientalista portuguesa segue o trabalho internacional sobre este assunto e junta a sua voz às organizações internacionais para pedir medidas urgentes pois "o nível do mar está a subir, os padrões da precipitação estão a mudar, o gelo no mar está a diminuir e os oceanos estão a acidificar, impactes que têm consequências graves para as comunidades, economias e biodiversidade".
As alterações climáticas "são um problema complexo, mas a maior barreira para a solução do problema é política – as soluções já as temos na mão", salienta um comunicado da Quercus.
Para os ambientalistas, um futuro climático seguro "será possível se os governos desviarem os investimentos de desenvolvimento tecnológico dos novos combustíveis fósseis (gás de xisto e areias betuminosas) para a energia limpa e renovável" e para formas mais eficientes de utilização de energia.
-
Presidente da República cancela visita à ilha do Corvo devido ao mau tempo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, cancelou hoje a visita que tinha programado para a ilha do Corvo, nos Açores, “devido ao mau tempo”, segundo fonte da Presidência.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”