Açoriano Oriental
UE/Tecnologia
Quatro portuguesas na lista das mais investiram em I&D
Portugal conta apenas com quatro empresas entre as 1000 companhias europeias que mais investiram em Investigação e Desenvolvimento (I&D) em 2008, de acordo com o relatório anual da Comissão Europeia, divulgado esta segunda-feira em Bruxelas.

Autor: Lusa / AO online
A farmacêutica Bial, no 235º posto, o banco Caixa Geral de Depósitos, no 245º, a companhia Energia de Portugal, no 411º, e a empresa de informática Novabse, no 648º, são as quatro companhias portuguesas que figuram na lista das 1000 empresas europeias que mais dinheiro aplicaram na investigação e desenvolvimento.

Em termos gerais, o executivo comunitário saúda o facto de o investimento das empresas comunitárias - empresas sediadas na UE - ter registado em 2008 um crescimento de 8,1 por cento, "significativamente mais elevado, pelo segundo ano consecutivo, do que o das empresas americanas, que se situa em 5,7 por cento, e o das empresas japonesas, que se situa em 4,4 por cento.

A lista europeia é encabeçada pelo construtor automóvel alemão Volkswagen, que investiu 5,9 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento - mais 20 por cento que no ano anterior -, seguida pelo fabricante finlandês de telecomunicações Nokia (5,3 mil milhões) e pela farmacêutica francesa Sanofi-Aventis (4,6 mil milhões).
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.