Açoriano Oriental
PSD questiona “concorrência direta” da TAP à SATA na rota Ponta Delgada-Boston

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República Paulo Moniz questionou o Governo da República sobre a “concorrência direta” que a TAP fará à SATA na rota Ponta Delgada-Boston, nos Estados Unidos da América.

PSD questiona “concorrência direta” da TAP à SATA na rota Ponta Delgada-Boston

Autor: Lusa/AO Online

Num requerimento enviado ao ministro da Economia, o deputado social-democrata açoriano refere que a transportadora aérea açoriana, através da sua subsidiária SATA Internacional - Azores Airlines, "há muito opera na rota Ponta Delgada/ Boston, sem receber quaisquer contrapartidas ou incentivos de programas públicos”.

Em 27 de novembro de 2019, recorda o PSD, a secretária regional do Turismo afirmou que a TAP iria receber apoios, no âmbito do programa VIP.pt, para o lançamento, em 2020, de uma nova operação nesta rota.

Na prática, refere o partido, “o Governo da República paga à TAP, através do programa VIP.pt, para concorrer diretamente a partir de julho com a SATA na ligação entre Ponta Delgada e Boston, uma rota há muito consolidada da companhia aérea dos Açores”.

O parlamentar social-democrata sublinha que está em causa a companhia açoriana possui uma ligação histórica com esta rota, “visto tratar-se de uma ligação aérea que serve a vasta comunidade emigrante residente na costa leste do Estados Unidos da América”.

Assim, no requerimento enviado ao ministro da Economia, o deputado solicita informação sobre os montantes e a duração dos apoios públicos à TAP para operar neste percurso.

Paulo Moniz solicita igualmente ao Governo da República informações sobre todos os apoios públicos, ao abrigo do programa VIP.pt, concedidos para rotas de e para os Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados