OE2011

PSD exige explicações sobre compensações

O líder parlamentar do PS, Miguel Macedo, desafiou esta sexta-feira o primeiro-ministro e o ministro das Finanças a pronunciarem-se sobre a medida compensatória dos cortes salariais aprovada pelos Açores, considerando que “é inaceitável e injustificável”.


“A nosso ver é totalmente inaceitável. Entendemos que é uma matéria em relação à qual o primeiro-ministro e o ministro das Finanças devem pronunciar-se”, afirmou Miguel Macedo, em declarações aos jornalistas, no Parlamento.

O deputado defendeu que a solidariedade “deve ter dois sentidos”, advertindo que “quando se pede solidariedade ao conjunto do país, deve também, em relação ao conjunto do país, ter-se solidariedade”.

O líder parlamentar do PSD afirmou ainda que a medida aprovada pelo Governo dos Açores vai levar a que haja funcionários públicos “privilegiados e outros prejudicados”.

“Nos Açores vão coexistir funcionários que, sendo da administração central, vão ter cortes nos seus vencimentos e funcionários que, por serem dependentes do Governo regional, vão ter esses cortes compensados de outra forma”, disse.
PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal