Açoriano Oriental
PSD/Açores promete investimento "forte e estratégico" nas acessibilidades à Povoação
O PSD/Açores prometeu hoje um investimento "forte e estratégico" nas acessibilidades à Povoação (São Miguel), caso vença as regionais de Outubro, acusando o Governo regional de ter uma "prática injusta" com os habitantes daquele concelho.

Autor: Lusa / AO Online
    Após uma visita à Povoação, onde reuniram com o presidente da Comissão Política Concelhia e empresários locais, os deputados do PSD de São Miguel, criticaram as opções políticas do Executivo açoriano em matéria de acessibilidades.

    "O concelho da Povoação foi excluído, no acesso directo", quanto ao projecto da construção de estradas sem custo para o utilizador (SCUT) em São Miguel, sem razão estratégica para o fazer", apontou à agência Lusa o deputado José Manuel Bolieiro.

    As SCUT vão integrar três eixos viários: Sul, ligando os concelhos de Ponta Delgada, Lagoa e Vila Franca do Campo; Norte, entre Lagoa e Ribeira Grande (recentemente inaugurada); e Nordeste, que abrange os concelhos de Ribeira Grande e Nordeste.

    Com um prazo de execução previsto em cinco anos, o projecto das SCUT, num total de cerca de 94 quilómetros, representa um encargo global de 325 milhões de euros, a suportar pela região através do pagamento de uma renda durante 30 anos.

    Para o PSD/Açores, a Povoação foi "o único concelho a ser excluído" deste projecto, numa "prática injusta do Governo açoriano e desigualdade de tratamento".

    "Nunca o Governo regional justificou esta opção", afirmou José Manuel Bolieiro.

    Os deputados do PSD/Açores lamentaram ainda que o Governo açoriano "nunca tivesse iniciado" obras na estrada dos Arrastadores, o que "facilitaria" a ligação entre as freguesias do concelho da Povoação.

    "Sem bons acessos a economia do concelho fica prejudicada, podendo levar ainda à desertificação", salientou o parlamentar, ao assegurar que se o PSD formar Governo, a partir de Outubro, vai requalificar a estrada dos Arrastadores.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados