PS apresenta proposta para manter apoios desportivos da “Palavra Açores”

O PS/Açores entregou uma proposta na Assembleia de Regional para garantir a manutenção dos apoios desportivos conhecidos por “Palavra Açores” e repor o financiamento a “iniciativas com interesse para a promoção turística”



“A iniciativa surge na sequência do anúncio do fim do apoio à ‘Palavra Açores’ e da suspensão dos apoios previstos no regime de financiamento público de iniciativas com interesse para a promoção do destino turístico Açores, situação que tem gerado forte incerteza junto de clubes, associações e entidades promotoras de eventos”, adianta o PS em nota de imprensa.

Os socialistas alertam que os fins daqueles apoios podem ter “impacto direto” na “atividade desportiva, cultural e económica das várias ilhas” do arquipélago.

“A proposta socialista visa garantir estabilidade e previsibilidade aos clubes desportivos, associações e entidades promotoras de eventos, assegurando a continuidade de instrumentos essenciais para a promoção externa da região e para a dinamização das economias locais das várias ilhas”, refere o partido.

Citado na nota de imprensa, o deputado do PS no parlamento açoriano Russel Sousa considerou que a manutenção dos apoios é “fundamental para assegurar a presença contínua do nome Açores em contextos de elevada visibilidade nacional e internacional”.

“Qualquer revisão dos modelos de financiamento deve ser feita com diálogo e previsibilidade, garantindo que não exista interrupção dos apoios enquanto não for definido um novo modelo”, defendeu o deputado socialista.

Segundo notícias veiculas na imprensa regional, o Governo Regional vai terminar com o apoio da "Palavra Açores" a partir da época 2026/27, o que poderá comprometer a presença de vários clubes açorianos nas provas nacionais.

PUB

Premium

Com um ano de existência, a Associação Cultural e Recreativa da Batalha das Limas quer fazer esta tradição do Carnaval micaelense, única no mundo, entrar definitivamente na era da sustentabilidade. Este ano, haverá uma redução dos sacos de plástico nos camiões e a verba da reciclagem dos sacos será entregue a uma instituição. Além disso, pela primeira vez serão usadas limas com cera de abelha, biodegradáveis, em vez da parafina