UE/Cimeira

Metsola pede a líderes que aproveitem “estreita janela de oportunidade”

A presidente do Parlamento Europeu pediu aos líderes da UE para aproveitarem a “estreita janela de oportunidade” para aumentar o crescimento económico comunitário, reduzindo a fragmentação e a burocracia, com reforço do investimento



Os líderes da UE, sem o primeiro-ministro português, estão reunidos num retiro na Bélgica para discutir como aumentar a competitividade e o crescimento económico comunitário, quando se fala numa Europa a duas velocidades na cooperação financeira.

Na chegada ao encontro, Roberta Metsola falou numa “janela de oportunidade estreita” para adotar medidas com vista a reforçar a competitividade.

“O que a pandemia [da covid-19] fez pela nossa resposta na área da saúde e o que a Ucrânia fez pela nossa resposta na área da defesa - agora é o momento de o fazer pela competitividade europeia”, disse, apelando para a conclusão do mercado único para diminuir a fragmentação, para a redução da burocracia, para o reforço do financiamento público e privado e para a diversificação no comércio.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, cancelou a participação no retiro devido à situação de calamidade em Portugal, pelo que será representado na ocasião pelo homólogo grego, Kyriakos Mitsotakis, que é da mesma família política (Partido Popular Europeu) e da mesma região (Europa do sul), disseram fontes governamentais.

No encontro informal de alto nível que decorre no castelo belga de Alden Biesen, a cerca de uma hora de Bruxelas, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai promover debates entre os restantes 26 líderes europeus sobre como reforçar o mercado único, reduzir as dependências económicas e aumentar a competitividade da UE, num novo contexto geoeconómico em constante mudança.

A ideia é combater a falta de investimento e de inovação na UE, diversificar o fornecimento energético para obter preços mais baixos e reforçar a resiliência e segurança económicas, principalmente face à China e aos Estados Unidos.

Em causa estão reformas nacionais, mas também europeias, ao nível da simplificação administrativa (para gerar poupanças de 15 mil milhões de euros por ano), da remoção de barreiras no mercado único (com as barreiras internas a equivaleram a uma tarifa de 45% sobre bens e 110% sobre serviços), da aposta na inovação e da atração do investimento.

A UE é o maior bloco comercial do mundo em termos combinados de bens e serviços. Em 2024, representou uma fatia de 15,8% do comércio mundial.

O castelo de Alden Biesen está localizado no município de Bilzen, província de Limburgo, na região de Flandres.


PUB

Premium

Com um ano de existência, a Associação Cultural e Recreativa da Batalha das Limas quer fazer esta tradição do Carnaval micaelense, única no mundo, entrar definitivamente na era da sustentabilidade. Este ano, haverá uma redução dos sacos de plástico nos camiões e a verba da reciclagem dos sacos será entregue a uma instituição. Além disso, pela primeira vez serão usadas limas com cera de abelha, biodegradáveis, em vez da parafina