Açoriano Oriental
PS/Açores diz que Plano de 2022 desinveste "cruelmente” na Saúde

O deputado socialista açoriano Tiago Lopes considerou que com o Plano e Orçamento de 2022 do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, se vai “desinvestir cruelmente” no Serviço Regional de Saúde.

PS/Açores diz que Plano de 2022 desinveste "cruelmente” na Saúde

Autor: Lusa/AO Online

A proposta de Plano Regional Anual 2022 foi na terça-feira entregue na Assembleia Legislativa Regional, juntamente com a proposta de Orçamento, de 1,9 mil milhões de euros. Os documentos serão discutidos este mês no parlamento regional.

Numa nota de imprensa do PS/Açores, o deputado considera que, “numa primeira apreciação, os documentos apresentados descuram o investimento na atividade assistencial necessária para salvaguardar a saúde da população açoriana”.

Como exemplo, é referido que, por comparação à anteproposta de Orçamento apresentada e discutida com os parceiros sociais, o Governo Regional vai “reduzir em cerca de 75 milhões de euros a verba destinada ao Serviço Regional de Saúde”.

“É uma redução inexplicável entre a anteproposta e a proposta agora entregue na assembleia. Falamos de 75 milhões de euros a menos, no espaço de dias, e de cerca de 55 milhões de euros a menos comparativamente com o orçamentado para este ano”, sustenta o deputado, que foi diretor regional da Saúde no anterior governo socialista.

Para o parlamentar, a mudança “evidencia um desinvestimento grave no Serviço Regional de Saúde, quando ainda existe um período de pandemia, fazendo recear relativamente à capacidade de resposta e à devida e necessária retoma da atividade assistencial no Serviço Regional de Saúde para fazer face aos desafios que se colocam e colocarão ao setor”.

O deputado da oposição afirma que “esta preocupação é ainda acentuada pelo facto de no relatório de execução orçamental de setembro as transferências para o Serviço Regional de Saúde se encontrarem inexplicavelmente baixas”.

Segundo Tiago Lopes, a manter-se o ritmo de execução orçamental, “serão cerca de 50 milhões de euros que ficarão por executar dos 418 milhões de euros aprovados no orçamento para este ano”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.