Açoriano Oriental
Primeiro concurso de vinhos certificados com bons resultados
O presidente da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores (CVRAçores), Manuel Serpa, considerou ontem que “superou todas as expectativas” a primeira edição do Concurso de Vinhos Certificados dos Açores que se realizou hoje na Ilha do Pico.


Autor: Lusa/AO
No concurso, foram premiados todos os vinhos com medalhas mas o destaque maior, com o galardão de ouro, coube a quatro brancos (Casa da Ribeira, o Terras de Lava, o Frei Gigante e o Magma) e três licorosos (Czar, Lajido e Curral de Atlantis).

    A Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico foi a mais premiada com três medalhas de ouro e duas de prata.

    Para o concurso, foram convidados todos os produtores açorianos detentores de vinhos certificados, que se dividem em Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Determinada (VQPRD), Vinhos Licorosos de Qualidade Produzidos em Região Determinada (VLQPRD) e os Vinhos Regionais dos Açores.

    O sucesso do evento é motivo de orgulho para Manuel Serpa, considerando que a avaliação feita pelos provadores foi “bastante positiva” o que “evidencia a melhoria que os vinhos têm tido na região” e “só comprova que é este o caminho certo a percorrer”.

    Integrado na 3/a edição da Festa da Vinha e do Vinho, que se realiza entre 6 e 9 de Novembro na Madalena do Pico, este é o primeiro concurso onde participam apenas os vinhos certificados dos Açores, uma iniciativa promovida pela CVRAçores em parceria com a Câmara Municipal de Madalena.

    De acordo com Paulo Machado, enólogo da CVRAçores, o principal objectivo do concurso foi tentar promover a qualidade dos vinhos regionais, incentivando ao mesmo tempo os produtores, com prémios para o seu trabalho.

    Os vinhos regionais foram apreciados através de uma prova cega feita por especialistas vitivinícolas como Dias Cardoso (presidente da Câmara de Provadores da CVRAçores), Virgílio Loureiro (enólogo da SONAE), António Falcão (director da Revista dos Vinhos), Manuel Miranda (da revista O Escanção), Joaquim Aparício (da revista Néctar), Manuel Moreira (da revista Blue Wine) e Gabriela Canossa (da revista Wine Passion).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados