Autor: Lusa/AO Online
O leilão, que se realizará nos próximos dias 13, 14 e 15, inclui “livros, manuscritos e uma substanciosa coleção de gravuras, registos e alguns álbuns antigos de autógrafos e fotografias”, segundo o comunicado do Palácio do Correio Velho.
Nos próximos dias 13, 14 e 15, vão ser leiloados 838 lotes e diversas obras raras, no palácio do Correio Velho, ao Calhariz.
A primeira edição da “Mensagem”, com a chancela da Parceria A. M. Pereira, vai “à praça com uma base de licitação de 2.000 euros e, do mesmo autor, [é também leiloada] uma rara edição de 1921 do livro ‘English Poems’, que apresenta uma base de licitação de 2.500 euros”, segundo o mesmo comunicado.
Dos manuscritos “há a realçar o lote n.º 521, constituindo um interessante ‘Tombo da Igreja de S. Lourenço de Lisboa’, cópia muito rara do século XVIII, que tem por base de licitação de 400 euros”, disse à Lusa fonte da leiloeira.
"De destacar uma rara coleção de gravuras de ‘Costumes Portugueses’, de Joubert, Macphail, e Palhares, estampas religiosas, manuscritos e diversos desenhos atribuídos a Vieira Lusitano”, disse a mesma fonte.
Os 838 lotes a leilão são “relativos a obras literárias dos séculos XIX e XX, de áreas como Arte, História, Descobrimentos, Genealogia e Heráldica, Literatura Francesa, Direito, Religião, Revistas, Álbuns de Postais e Fotografias”, disse a mesma fonte.
Entre outros lotes que vão à praça, contam-se um desenho de Francisco Vieira Lusitano, “Virgem Maria e Santo”, em sanguínea sobre papel, tem um valor de licitação de 300 euros.
“Canção Magoada”, um poema manuscrito inédito de António Botto, vai à praça com uma base de licitação de cem euros.