Açoriano Oriental
Presidente do Governo dos Açores felicita Berta Cabral pela nomeação para o Governo
O presidente do Governo dos Açores felicitou esta segunda-feira Berta Cabral pela sua nomeação como secretária de Estado da Defesa, manifestando esperança na resolução do diferendo entre a região e os estaleiros de Viana do Castelo por causa do Atlântida.
Presidente do Governo dos Açores felicita Berta Cabral pela nomeação para o Governo

Autor: Lusa/AO Online

 

O socialista Vasco Cordeiro disputou as últimas eleições para a presidência do Governo Regional, em outubro, com Berta Cabral, ex-presidente da Câmara de Ponta Delgada e até então líder do PSD/Açores.

O presidente do Governo dos Açores disse aos jornalistas, em Vila do Porto, ilha de Santa Maria, que telefonou no domingo a Berta Cabral para lhe transmitir “felicitações” em seu nome e do executivo regional e “formular votos para os maiores sucessos no desempenho das funções que agora iniciará”.

“Naturalmente que dá gosto ver um açoriano assumir funções de responsabilidade política, nomeadamente ao nível do Governo da República e, sobretudo, numa área em que existe em especial um aspeto que temos vindo a acompanhar e que entendemos que carece de resolução e tem a ver com o pagamento da dívida dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo à [empresa pública regional] Atlânticoline”, afirmou.

Vasco Cordeiro acrescentou estar “certo” de que “a seu tempo esses assuntos serão também tratados e que o conhecimento que a doutora Berta Cabral tem da realidade açoriana será certamente uma mais-valia para exercício do cargo e para a resolução deste tipo de assuntos”.

A Atlânticoline encomendou aos estaleiros de Viana do Castelo a construção de um barco, o Atlântida, para fazer ligações entre as ilhas do arquipélago, mas recusou o navio, argumentando que não respeita o caderno de encargos. Tanto os estaleiros como o Governo da República contestam o argumento.

Questionado sobre se a nomeação de Berta Cabral para a Secretaria de Estado da Defesa Nacional poderá ter algum impacto nas negociações com os Estados Unidos da América por causa da redução de militares na base das Lajes, na ilha Terceira, Vasco Cordeiro respondeu que esse é um assunto que deve ser tratado “no âmbito da relação diplomática entre os dois países”.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados