Praia da Vitória paga 2ª prestação pelos terrenos de Santa Rita

A Câmara Municipal da Praia da Vitória procedeu, esta segunda-feira, ao pagamento da segunda prestação dos terrenos de Santa Rita, no âmbito do processo de legalização das moradias ali existentes, correspondente a um milhão de euros.



Para o presidente da autarquia, a ação comprova a vontade do executivo em resolver esta situação e dá corpo ao cumprimento do compromisso assumido.

“Alcançámos já 50 por cento do acordo, dentro do calendário apresentado e de acordo com o compromisso que assumimos. Fica, mais uma vez, demonstrada a nossa vontade em pôr fim a este assunto, dando estabilidade às famílias naquela zona do Concelho e terminando a situação de emergência social ali existente”, sublinha Tibério Dinis, citado em nota.

Recorde-se que a 29 de março de 2019, foi assinado a escritura de aquisição dos terrenos, tendo ocorrido o pagamento da primeira das quatro prestações definidas junto dos proprietários dos terrenos e dando início ao calendário de pagamentos, a terminar em 2022.

O autarca praiense adiantou que, como tinha garantido aquando da celebração da escritura, está em curso o processo do loteamento com vista à legalização das moradias.

O processo engloba cerca de uma centena de habitações, passando pelas fases de projetos para as moradias, loteamento dos terrenos, aprovações em Assembleia Municipal da regulamentação necessária à venda dos lotes aos respetivos moradores e posterior venda aos mesmos.

O acordo com os proprietários dos terrenos onde se situam as moradias agregadas do chamado Bairro dos Americanos, em Santa Rita, foi firmado em setembro de 2018, após a Câmara Municipal ter assumido a liderança deste processo e assegurado o apoio financeiro dos Governos Regional e da República.

O acordo consubstancia-se na aquisição de três prédios rústicos, pelo valor total de quatro milhões de euros, a pagar em quatro prestações.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP