Açoriano Oriental
Zona Euro
Portugal com a terceira taxa anual mais baixa de inflação
A taxa de inflação anual nos países da Zona Euro fixou-se nos 0,9 por cento em Dezembro, Portugal tem a terceira taxa mais baixa entre os parceiros, segundo dados do Eurostat divulgados esta sexta-feira.

Autor: Lusa / AO online
A taxa de inflação homóloga na Zona Euro acelerou em Dezembro para os 0,9 por cento, contra os 0,5 por cento observados em Novembro.

No conjunto da União Europeia (UE), a inflação ficou nos 1,4 por cento em Dezembro, face aos 1,0 observados em Novembro.

Em Portugal, a taxa de inflação anual ficou nos -0,1 por cento, a terceira mais baixa entre os países da Zona Euro, depois da Irlanda e de Malta.

De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, a taxa homóloga observada na Zona Euro foi a mais baixa desde a sua criação e resultou dos valores negativos durante vários meses, entre Junho e Outubro.

Os artigos que registaram as taxas anuais mais elevadas em Setembro foram as bebidas alcoólicas e o tabaco (4,8 por cento), os transportes (3,5 por cento) e outros bens e serviços (2,4 por cento).

As taxas mais baixas ficaram nas rubricas alimentação -1,3 por cento), comunicações (-0,8) e habitação (-0,3 por cento).
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados