Açoriano Oriental
Ambiente
Portagens diferenciadas em 2009
O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, disse que a introdução de portagens diferenciadas em função do número de ocupantes do veículo “é uma medida que terá de ser para 2009”.
Portagens diferenciadas em 2009

Autor: Lusa/AO online
O governante lembrou que “não compete ao Governo tomar medidas sobre gestão de circulação em cidades” mas reconheceu a existência de “problemas sérios de qualidade do ar na Grande Lisboa e no Grande Porto”.

    Admitiu mesmo que o plano de acção do Governo nesta matéria, imposto pela legislação comunitária, “elenca uma série de medidas (…) que podem ser eficazes para o efeito”.

    Nessas iniciativas, “há várias medidas que têm a vantagem de estimular o transporte público em detrimento do transporte privado” ou refrear "o uso irracional do transporte privado”, referiu o secretário de Estado do Ambiente.

    Por outro lado, “algumas visam onerar o uso do carro quando há alternativas ou em situação de subocupação”, acrescentou.

    “Um carro privado com quatro passageiros é muito diferente de um carro privado com um passageiro”, disse o governante à margem de uma reunião que manteve com autarcas do Concelho de Leiria para analisar o problema das descargas de efluentes das suiniculturas no Vale do Lis.

    Humberto Rosa adiantou que está agora nas mãos das “entidades competentes – Câmaras, transportadoras, etc., coordenadas pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e de Lisboa e Vale do Tejo - escolherem em concreto o que querem”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.