"Petra" no Auditório Luís de Camões

O Grupo de Teatro da Academia (das Artes dos Açores) leva a cena nos próximos dias 5 e 6 de Dezembro, às 21h30 e 16h30 respectivamente, no Auditório Luís de Camões, a peça de teatro de Rainer Werner Fassbinder “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”.


À volta da personagem Petra Von Kant, cinco mulheres vão estabelecendo ligações variadas, conforme a sua natureza, patenteando as dificuldades de relacionamento, desde a mãe displicente, passando pela filha ignorada, a amiga formal, até à assistente explorada emocional e psicologicamente. Desta forma criam-se e desenvolvem-se temas polémicos, como as diversas relações amorosas, e modelos simbólicos de poder e submissão.

Desde a sua estreia em 1971 “As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant” foi alvo de contestação e mesmo ataque por parte do público da época. Trinta e oito anos depois os costumes e mentalidades poderão ter mudado o suficiente para poder aceitar, comentar e debater simplesmente o conteúdo do texto, mantendo-se, no entanto os aspectos polémicos dos temas tratados. Durante dois dias, o Grupo de Teatro da Academia pretende motivar o público para se  questionar, emocionar e reflectir sobre a obra de Fassbinder, podendo assim demonstrar o impacto que o teatro pode provocar nas pessoas e nas suas mentalidades, revela nota enviada à Comunicação Social.

Esta peça de teatro conta com encenação de Gilberto Cardoso e figurinos de Isabel Roque, e as actuações de Joana Crisóstomo, Filipa Tomé, Verónica Gouveia, Elisabete Medeiros, Carolina Arruda e Mitó Guedes.
PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP