Trabalho

Petição para aumento do suplemento regional ao salário mínimo entregue no parlamento

A União de Sindicatos de Angra do Heroísmo (USAH) entregou ao presidente da Assembleia Legislativa dos Açores uma petição em defesa de um aumento do acréscimo regional ao salário mínimo nacional.


A petição, que reuniu mais de 1.200 assinaturas e envolveu também o Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação, Bebidas, Comércio, Escritórios e Serviços dos Açores (SABCES), defende um aumento do acréscimo regional ao salário mínimo nacional de 5 para 7,5 por cento.

Vítor Silva, da USAH, especificou que este aumento significa uma subida de cerca de 17 euros por mês no salário mínimo nos Açores, que é actualmente de 509,25 euros.

O dirigente sindical salientou que esta petição surge porque “o custo de vida nos Açores é mais elevado do que no continente”, mas também devido ao “congelamento” existente nos salários.

“Pretendemos que, através de um acréscimo ao complemento regional do salário mínimo, se faça alguma justiça”, frisou Vítor Silva em declarações aos jornalistas pouco depois de ter entregue a petição ao presidente do parlamento açoriano.
PUB

Premium

O setor da produção de carne de bovino continua a ganhar importância na economia da Região Autónoma dos Açores e o reflexo disso é o aumento da procura de bovinos para abate e expedição em vida. A falta de animais nos mercados nacionais e internacionais é uma janela de oportunidade que o setor e os produtores açorianos podem aproveitar no curto prazo para aumentar os seus rendimentos