Autor: Lusa /AO Online
Segundo a proposta de Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2024, a que a Lusa teve acesso, está previsto o desenvolvimento, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, de um Observatório Agroalimentar dos Açores, “concretizado numa plataforma informática, contendo dados relativos a variáveis económicas, produtivas, sociais e ambientais que cubram todos os setores agroalimentares”.
No plano regional anual para o setor agrícola também consta o apoio à reestruturação financeira das explorações agrícolas, à “reposição do aparelho e do potencial produtivo agrário danificado ou prejudicado por condições climatéricas adversas, calamidades e intempéries, aos produtos de categoria fibrosa e à gestão ambiental das explorações agrícola”.
O Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) inclui, entre outras apostas, a valorização da bovinicultura de leite e responsabilidade social na fileira dos laticínios, investimento na fileira da "Carne Açores", com a beneficiação e valorização de matadouros e estruturas de abate e a reestruturação da rede regional de abate, da rede de certificação da qualidade do leite e segurança alimentar.
O melhoramento das infraestruturas do Matadouro de São Miguel (remodelação e ampliação da abegoaria), o abastecimento de água, caminhos e eletrificação agrícola e a reestruturação fundiária, são outras das intenções manifestadas pelo executivo açoriano para o próximo ano.
A proposta de Orçamento dos Açores para 2024, que será votada em novembro, atinge os 2.036.738.347,00 euros.
O Orçamento dos Açores para 2023 foi no valor de 1,8 mil milhões de euros.
A proposta de Plano de Investimentos do Governo dos Açores para 2024 aumentou para 740 milhões de euros, mais seis milhões face à anteproposta apresentada aos parceiros sociais, devido ao reforço de verbas inscritas no Orçamento do Estado.
“Trata-se de um plano que aponta para 740 milhões de euros de investimento público, mais 15% em relação ao plano de 2023, o que é significativo”, realçou hoje José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), após a entrega no parlamento açoriano, na Horta, das propostas de Plano e Orçamento para 2024, as últimas desta legislatura.