Açoriano Oriental
Combustíveis
OPEP vai investir no aumento produção
Os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vão investir 150 mil milhões de dólares (cerca de 102 mil milhões de euros) até 2012 para aumentar a produção de crude, anunciou o presidente do cartel.

Autor: Lusa / AO online
Este investimento, que engloba 120 projectos, visa aumentar a produção da OPEP em um pouco mais de 5 milhões de barris por dia e antecipar um crescimento da procura, explicou Mohammed al-Hamli, ministro do Petróleo dos Emirados Árabes Unidos.

Estes investimentos destinam-se a "satisfazer uma procura em alta, em condições de segurança, e a reforçar as capacidades de armazenamento", precisou.

"Grandes refinarias estão em projecto ou em fase de construção, nos países da OPEP ou no estrangeiro", disse ainda o ministro, acrescentando que os investimentos diziam também respeito a "outras infra-estruturas, como oleodutos e terminais".

A OPEP, que assegura cerca de 40 por cento da produção mundial fixou-se em Setembro, na sua última reunião ministerial em Viena, um tecto de 27,5 milhões de barris/dia.

Este tecto aplica-se a 10 dos 12 membros da OPEP, não estando Angola e o Iraque sujeitos a quotas de produção.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados