Combustíveis

OPEP vai investir no aumento produção


 

Lusa / AO online   Economia   28 de Nov de 2007, 10:46

Os países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vão investir 150 mil milhões de dólares (cerca de 102 mil milhões de euros) até 2012 para aumentar a produção de crude, anunciou o presidente do cartel.
Este investimento, que engloba 120 projectos, visa aumentar a produção da OPEP em um pouco mais de 5 milhões de barris por dia e antecipar um crescimento da procura, explicou Mohammed al-Hamli, ministro do Petróleo dos Emirados Árabes Unidos.

Estes investimentos destinam-se a "satisfazer uma procura em alta, em condições de segurança, e a reforçar as capacidades de armazenamento", precisou.

"Grandes refinarias estão em projecto ou em fase de construção, nos países da OPEP ou no estrangeiro", disse ainda o ministro, acrescentando que os investimentos diziam também respeito a "outras infra-estruturas, como oleodutos e terminais".

A OPEP, que assegura cerca de 40 por cento da produção mundial fixou-se em Setembro, na sua última reunião ministerial em Viena, um tecto de 27,5 milhões de barris/dia.

Este tecto aplica-se a 10 dos 12 membros da OPEP, não estando Angola e o Iraque sujeitos a quotas de produção.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.