Açoriano Oriental
Reino Unido
Novo líder do Partido Trabalhista anunciado hoje
 partido Trabalhista conhece hoje o novo líder, quatro meses depois do anúncio de demissão de Gordon Brown, tendo como favoritos os irmãos Ed e David Miliband.

Autor: Lusa/AO Online

O anúncio será feito hoje à tarde em Manchester, onde vai decorrer o congresso anual do Labour até quinta feira.

Na corrida estão outros três candidatos, o ex ministro da Educação, Ed Balls, o ex ministro da Saúde, Andy Burnham, e a deputada Diane Abbott.

Todavia, as sondagens dão vantagem a David e Ed Miliband, que disputam o primeiro lugar.

David Miliband, 45 anos e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, beneficia do apoio da maioria dos “barões” do partido e é considerado um “blairista”.

Por sua vez, Ed Miliband, 40 anos e ex ministro para a Mudança Climática e Energia, é o favorito dos sindicatos e simboliza um regresso aos valores de esquerda.

O resultado continua incerto devido ao sistema de voto, em que os eleitores - que incluem os membros do partido, deputados e membros de sindicatos e outras organizações filiadas - votam nos candidatos por ordem de preferência.

Só ganha aquele que conseguir mais de 50 por cento dos votos pelo que, se nenhum conseguir este resultado na primeira volta, as segundas escolhas são atribuídas à medida que os candidatos com menos votos forem eliminados.

Aquele que for eleito será o 19.º líder eleito pelo partido desde a sua criação, em 1900.

Atualmente o partido tem uma líder interina, Harriet Harman, que regressará às funções de vice líder após o anúncio do vencedor.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados