Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Nova vida para material informático



Somos alunos da turma H do décimo ano, do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e gostaríamos de vos apresentar o nosso projeto “UPgrade”.

Este é um projeto que está a ser desenvolvido na âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, sob a coordenação de todos os docentes do conselho de turma, dado que reflete as diversas competências que se pretende que os alunos desenvolvam neste âmbito, entre as quais: promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis; trabalhar sobre ideias criativas para contribuir de forma palpável e útil para a área em que ocorrerá inovação e aprender novas técnicas de reutilização de materiais e de empreendedorismo. A disciplina foi considerada como área transversal, onde se pretende mobilizar os contributos das diferentes áreas disciplinares, visando o cruzamento dos respetivos conteúdos com os temas da estratégia de educação para a cidadania da unidade orgânica. Visto que a operacionalização poderia ocorrer através do desenvolvimento e concretização de projeto, os alunos sugeriram dar continuidade ao projeto Upgrade, mas com um novo dinamismo, integrando novos domínios e temas, bem como as outras áreas disciplinares, uma vez que o domínio «Desenvolvimento Sustentável» já estava a ser abordado no projeto.

Para quem ainda não conhece o projeto Upgrade, este é dinamizado pelos alunos do curso profissional TGPSI, https://www.instagram.com/tgpsi_esl/,  já há alguns anos e pretende sensibilizar a Comunidade Educativa para a reutilização de todas as peças de material informático, diminuindo os resíduos eletrónicos e produzindo novos materiais, como bijuteria, suportes, recordações, brindes, entre outros. Regra geral, estes objetos renovados serão vendidos e a receita reverterá para a compra de material informático novo necessário ao Curso.  Com este projeto, já se possibilitou a angariação de fundos suficientes e necessários para a aquisição de um computador portátil e de uma webcam, comprado na empresa local TSInformática- Reparações de Computadores, empresa criada por um ex-aluno da nossa Escola, do Curso Tecnológico de Informática.

Durante o ano letivo, iremos criar campanhas de sensibilização, de forma a promover a consciência ecológica e a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis. As diversas atividades do projeto Upgrade poderão ser consultadas através da sua página do Instagram.

Aproveitando o 19º Aniversário da Escola também oferecemos ao Conselho Executivo uma placa comemorativa feita de peças de informática e de homenagem simbólica a este acontecimento. Com este gesto, pretendemos enaltecer todos os membros da nossa comunidade escolar. Agradecendo, assim, o vosso esforço, empenho e dedicação na utilização e manutenção dos equipamentos informáticos e das redes de comunicação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.  A vossa colaboração tem vindo a motivar e cativar os alunos no sentido de nos tornar mais proactivos e empenhados no processo de aprendizagem, tornando esta Escola Inovadora…


Alunos do Curso Profissional TGPSI - 10ºH

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Câmara junta associações em Núcleo para apoiar 300 sem-abrigo" é a manchete do Açoriano Oriental
A manchete do Açoriano Oriental dá conta que a Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou a criação do Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem-Abrigo.
 
Pimenta, Portela e campeões do mundo K2 500 metros selecionados
Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 metros em Tóquio2020 e prata em K2 1.000 em Londres2012, João Ribeiro e Messias Baptista, atuais campeões mundiais em K2 500, e Teresa Portela são os canoístas portugueses selecionados para Paris2024.
 
PIB mundial pode diminuir até 10% se temperatura aumentar três graus
O Produto Interno Bruto (PIB) mundial pode diminuir até 10% se a temperatura do planeta aumentar três graus Celsius (ºC), indica um estudo publicado na revista científica Nature Climate Change.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados