Açoriano Oriental
Norte-americanos não devem "temer" julgamento de acusados de 11 de Setembro
Os norte-americanos não devem temer a realização em Nova Iorque do julgamento dos cinco homens acusados de terem organizado os atentados de 11 de Setembro, declarou o Presidente Barack Obama numa entrevista.

Autor: Lusa / AO online
"Penso que esta noção de que deveríamos ter medo, que estes terroristas disporiam de poderes especiais que nos impediriam de apresentar provas contra eles, de os prender e fazer justiça rapidamente, creio que isso foi um erro básico", afirmou Obama à cadeia televisiva CNN, segundo extractos da entrevista divulgados hoje.

O secretário da Justiça norte-americano, Eric Holder, anunciou sexta-feira que os cinco acusados, actualmente detidos em Guantanamo, serão julgados num tribunal do sul de Manhattan, não muito longe do "Ground Zero", local da tragédia que causou a morte de cerca de 3000 pessoas a 11 de Setembro de 2001.

O anúncio de Holder provocou reacções furiosas de algumas famílias de vítimas e de eleitos republicanos, tendo estes argumentado que o julgamento dará a Khalid Sheikh Mohammed (o alegado «cérebro» dos atentados) um "palco" para exprimir a sua retórica do ódio.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados