Açoriano Oriental
Nélson Évora candidato a melhor atleta europeu do ano
 Nélson Évora é um dos 19 europeus que fazem parte da lista concorrente à eleição de melhor atleta continental do ano, anunciou a Associação Europeia de Atletismo (EAA).
Nélson Évora candidato a melhor atleta europeu do ano

Autor: LUSA/AO
 Nelson Évora, campeão olímpico e mundial do triplo salto, é um dos 19 europeus que fazem parte da lista concorrente à eleição de melhor atleta continental do ano, anunciou a Associação Europeia de Atletismo (EAA).
Além de Évora, outros cinco campeões olímpicos viram os nomes reconhecidos na lista: o russo Andrey Silnov (salto em altura), o estónio Gerd Kanter (lançamento do disco), o norueguês Andreas Thorkildsen (lançamento do dardo), o polaco Tomasz Majewski (lançamento do peso) e o italiano Alex Schwarzer (50 km marcha).
Na lista feminina, destaca-se a presença da russa Yelena Isinbayeva, bicampeã olímpica do salto com vara, concorrendo com a campeã olímpica da maratona, a romena Constantina Tomescu ou a compatriota Gulnara Samitova-Galkina, campeã olímpica e primeira mulher a correr os 3.000 metros obstáculos abaixo dos nove minutos.
A vencedora desta distinção em 2007, a croata Blanka Vlasic, campeã mundial “indoor” do salto em altura e “vice” olímpica, também integra as escolhidas, tal como a russa Tatyana Lebedeva, com as suas duas pratas olímpicas (salto em comprimento e triplo salto), além da checa Barbara Spotakova, campeã olímpica do lançamento do dardo com a segunda melhor marca mundial de sempre.
As eleições, ganhas no sector masculino pelo português Francis Obikwelu em 2006, vão decorrer até 25 de Setembro, no sítio da Internet da EAA (www.european-athletics.org), participando o público em geral, os membros especializados da Comunicação Social, os responsáveis das várias federações europeias e um painel de peritos.
Os vencedores do Troféu Waterford Crystal para Atleta Europeu do Ano, instituídos em 1993, serão homenageados na Convenção Europeia de Atletismo, em Amesterdão, a 18 de Outubro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados