Obra de Francisco de Lacerda apresentada com concerto e conversa

O Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, acolhe, no próximo dia 3 de maio, pelas18h00, a apresentação da nova edição discográfica da obra 'Trente-six histoires pour amuser les enfants d’un artiste' (1902-1922), do compositor açoriano Francisco de Lacerda



Esta publicação, "editada pela etiqueta MPMP, marca um momento de relevo histórico ao reunir, pela primeira vez, a totalidade das peças que compõem o ciclo original para piano solo", adianta nota de imprensa

O projeto resulta de um rigoroso trabalho de edição de partitura, conduzido pela pianista açoriana Diana Botelho Vieira e pelo compositor e musicólogo Sérgio Azevedo.

A sessão na Blackbox do Arquipélago irá dividir-se em dois momentos. O evento inicia-se com um mini recital com Diana Botelho Vieira, que irá interpretar uma seleção de peças do ciclo. A música será acompanhada pela leitura dos textos breves (ora ternos, ora humorísticos ) que Francisco de Lacerda escreveu para cada composição, dando corpo à narrativa das peças.

Segue-se uma conversa aberta ao público sobre as circunstâncias que rodearam este projeto, desde a génese da ideia até à gravação, que contou com a colaboração da atriz Maria de Medeiros na recitação dos textos.

À conversa estarão a pianista Diana Botelho Vieira, o compositor Sérgio Azevedo e Duarte Pereira Martins, diretor do MPMP.

Saliente-se que a obra 'Trente-six histoires pour amuser les enfants d’un artiste' de Francisco de Lacerda é considerada um dos pilares do piano português e uma das maiores glórias do repertório escrito por compositores açorianos. A edição discográfica estará disponível para aquisição no final da sessão.

PUB