Açoriano Oriental
Nave espacial não tripulada revela hoje detalhes sobre superfície de Plutão
Uma nave espacial não tripulada vai revelar hoje, pela primeira vez, detalhes da superfície de Plutão, à medida que acelerar pelo "planeta anão", após quase uma década de viagem.

Autor: Lusa/AO Online

A "New Horizons" é descrita como pouco maior que um piano e como a nave mais rápida alguma vez construída. Atualmente desloca-se à velocidade de 30.800 milhas (49.570 quilómetros) por hora.

Na segunda-feira havia algum nervosismo, enquanto a nave de 700 milhões de dólares (635 milhões de euros) avançava na direção da última fronteira não descoberta do sistema solar.

Segundo o principal investigador da missão, Alan Stern, existe uma hipótese em 10.000 de a nave espacial ser perdida numa colisão com os detritos que rodeiam Plutão, considerado durante muito tempo o planeta mais longe do sol, até ser reclassificado como 'planeta anão' em 2006.

A abordagem mais próxima da nave ao planeta está prevista para as 07:49 (12:49 em Lisboa) e a cobertura da televisão da NASA começa às 07:30 (12:30 em Lisboa).

Até os cientistas receberem de novo sinal da nave espacial demorará algumas horas, porque a "New Horizons" estará ocupada a tirar fotografias e a recolher dados.

Esta nave é a primeira a visitar um planeta inexplorado desde as missões Voyager da NASA, lançadas na década de [19]70.

É suposto a nave realizar um “telefonema para casa” às 04:20 (21:20 em Lisboa), mas esse sinal enviado para a Terra irá demorar quase cinco horas a chegar aos cientistas.

Por esse motivo, a NASA não vai fazer qualquer anúncio, quer a nave sobreviva ou não, até quase 13 horas depois do voo sobre o planeta, às 09:02 (02:02 de quarta-feira em Portugal).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados