NATO disse continuar "atenta" à situação de tensão entre Sérvia e Kosovo

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, saudou hoje o acordo entre Sérvia e Kosovo para encerrar a disputa pelo reconhecimento de documentos de identidade e disse que a sua organização "continua atenta" às tensões entre os dois países.



"Saúdo o acordo sobre a liberdade de circulação facilitado pela União Europeia entre o Kosovo e a Sérvia", escreveu Stoltenberg na rede social Twitter, antes de encorajar o Presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro kosovar, Albin Curti, a "resolver as questões pendentes através de mais diálogo político".

Stoltenberg sublinhou que a operação de manutenção da paz da NATO no Kosovo (KFOR) continua "atenta" à situação entre Belgrado e Pristina.

A mensagem do secretário-geral da NATO surge um dia depois de os governos da Sérvia e do Kosovo terem chegado a um acordo, com mediação de Bruxelas, para desbloquear a disputa sobre o reconhecimento mútuo dos documentos de identidade dos seus cidadãos.

Ao abrigo deste pacto, os sérvios do Kosovo, assim como todos os outros cidadãos, poderão viajar livremente entre o Kosovo e a Sérvia utilizando os seus bilhetes de identidade, explicou o Alto-Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell.

No final de julho, os dois países viveram momentos de tensão, na zona fronteiriça, devido à iminente entrada em vigor de medidas que Pristina qualificou de “reciprocidade”, deixando de aceitar documentos de identidade e matrículas de automóveis da Sérvia.

Graças à pressão dos Estados Unidos e da União Europeia, o Kosovo concordou em suspender a entrada em vigor dessas medidas por um mês, até 31 de agosto.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, declarada em 2008 pela sua antiga província, habitada por uma maioria de albaneses kosovares.


PUB

Uma operação policial realizada na freguesia de São José, em Ponta Delgada, resultou na apreensão de material suspeito de constituir produto de furto realizado no Aeroporto João Paulo II, divulgou a PSP