Açoriano Oriental
Morreu o cantor britânico Joe Cocker
O cantor britânico Joe Cocker morreu aos 70 anos, vítima de doença, informou hoje o seu agente, Barrie Marshall, à BBC.
Morreu o cantor britânico Joe Cocker

Autor: Lusa/AO Online

A editora Sony Music, por seu lado, adiantou que o músico, que vivia há vários anos numa quinta nos Estados Unidos, morreu hoje, com um cancro no pulmão.

O intérprete, que nasceu em Sheffield, no norte de Inglaterra, gravou êxitos como "You are so beautiful" (1974), "Up where we belong" (1983) e "You can leave your hat on" (1986).

Anos antes, em 1968, o cantor "rock" apresentou uma nova versão do tema "A little help from my friends", composto pela dupla John Lennon e Paul McCartney, dos Beatles, e que conquistou o primeiro lugar da lista das músicas mais vendidas nesse ano.

Joe Cocker foi um dos músicos que participaram, em 1969, no lendário concerto de Woodstock.

"Up where we belong", que interpretou em dueto com Jennifer Warnes, e que fazia parte da banda sonora do filme "Oficial e Cavalheiro", obteve um Grammy e um Óscar para Melhor Canção Original.

O cantor, de voz rouca, atuou, por várias vezes, em Portugal, nomeadamente em Albufeira (2011), Porto (2008), Vilar de Mouros (2005) e Lisboa (2000).

Cocker pisou, pela primeira vez, os palcos portugueses em 1985, em Cascais, tendo feito, em 1991, no antigo Estádio José Alvalade, em Lisboa, a primeira parte do concerto dos Simple Minds.

Influenciado por Ray Charles, cantou "Unchain My Heart", tema interpretado pela primeira vez pelo músico norte-americano.

Há dois anos, Joe Cocker editou o seu último disco de originais, o 23.º, intitulado "Fire it up", com produção de Matt Serletic, que assinou álbuns de Matchbox Twenty, Santana, Rob Thomas e Collective Soul, e foi gravado nos seus estúdios na Califórnia.

O artista realizou, em 2013, uma série de concertos na Europa e previa dar um concerto de despedida em junho, em Hammersmith, a oeste de Londres.

O cantor foi agraciado, em 2007, com a Ordem do Império Britânico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados