Açoriano Oriental
Micheletti aceita que seja Congresso a decidir regresso de Zelaya
O governo de facto das Honduras, liderado por Roberto Micheletti, anunciou na quinta-feira ter aceitado que seja o Congresso e não o Supremo Tribunal, a decidir o regresso ao poder do Presidente deposto, Manuel Zelaya.

Autor: Lusa / AO online
Até agora, Micheletti pretendia que a decisão coubesse ao Supremo Tribunal que determinou 18 acusações contra Zelaya, entre as quais a de "alta traição".

O Supremo acusa o Presidente deposto pelo golpe militar de ter querido organizar uma consulta popular ilegal para abrir caminho a uma reforma constitucional que permitisse a reeleição do Presidente.

Um voto do Congresso a favor da recolocação de Zelaya na presidência abrirá naturalmente a possibilidade de aprovação do Acordo de San José, proposto em Agosto pelo então mediador, o Presidente da Costa Rica, Oscar Arias, explicou Arturo Corrales, da equipa de negociadores de Micheletti.

"Só teríamos de assinar, porque simplesmente aceitámos que seja o Congresso a decidir, como reclamava o lado de Zelaya", sublinhou.

Estas declarações surgem num momento em que as duas partes retomaram o diálogo para a normalização, na quinta-feira de manhã, por pressão do delegado norte-americano para a América Latina, Thomas Shannon, enviado a Tegucigalpa pela secretária de Estado, Hillary Clinton.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.