Autor: Carolina Moreira
A médica e até agora diretora clínica do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), Paula Macedo, é a nova presidente do conselho de administração da instituição hospitalar de Ponta Delgada, substituindo no cargo a economista Manuela Gomes de Menezes que desempenhava a função desde fevereiro de 2023.
A indigitação foi anunciada ontem pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, numa nota publicada no Portal do Governo, onde refere que a escolha de Paula Macedo reflete a necessidade de “priorizar a gestão clínica” que “presidirá todas as escolhas” nesta “nova fase de administração do HDES”.
“A mudança no HDES, imposta pelo incêndio, é feita agora em função de prioridade do perfil clínico, para todas as decisões, relativas ao presente e futuro do hospital novo, que nesta fase mais imediata e transitória envolve a implementação do hospital modular, mas também a aposta inequívoca na funcionalidade do futuro hospital novo, nas instalações do velho hospital a adaptar em função do futuro. Por via dessa opção e apenas por ela se opta pela mudança”, justifica o Governo Regional.
Em nota, José Manuel Bolieiro salienta que Paula Macedo é a “pessoa indicada” para “assegurar a estabilidade e a confiança necessárias na qualidade dos cuidados de saúde prestados à população”.
Maria Paula Raposo Fonseca Macedo Paz Ferreira é licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, contando com uma pós-graduação em “Medical Response to Major Incidents”.
Até agora, desempenhou funções de diretora clínica do HDES, representante dos Serviços Clínicos da Comissão de Catástrofe e assistente graduada sénior de Medicina Interna do HDES, tendo sido ainda, entre outras funções, diretora do Serviço de Urgência, entre 2015 e 2016, e Chefe da Equipa do Serviço de Urgência, entre 2013 e 2018.
Segundo o
comunicado do Governo, “nesta nova fase do HDES, de renovação e
recuperação, na sequência do incêndio ocorrido no passado mês de maio, o
princípio orientador será ‘tudo pela segurança, nada com precipitação’,
procurando garantir-se que as decisões e ações são tomadas com a devida
prudência e sempre em prol da segurança dos utentes e profissionais de
saúde”.
Na nota, o presidente do Governo Regional manifestou ainda
“um profundo reconhecimento” a Manuela Gomes de Menezes pelo “trabalho
incansável durante um período marcado por dificuldades acrescidas e
imprevistas”.
“A Dra. Manuela Gomes de Menezes revelou dedicação e
capacidades que justificam reconhecimento e gratidão. Capacidades que
confirmaram a confiança que lhe foi depositada”, sustentou o governante.