Açoriano Oriental
Margaret Thatcher sofre de demência confirma a filha em livro
A filha da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher confirmou pela primeira vez que a mãe, actualmente com 82 anos, sofre de demência, num livro a publicar brevemente e do qual o 'Daily Mail' publica hoje alguns excertos.

Autor: Lusa / AO online
    No seu livro de memórias, Carol Thatcher escreve que foi há oito anos que se apercebeu dos graves problemas de memória da mãe quando, numa conversa sobre a ex-Jugoslávia, Margaret Thatcher confundiu a Guerra das Malvinas/Falkland com o conflito na Bósnia.

    "Eu não conseguia acreditar. Ela tinha 75 anos, mas eu sempre pensei nela como uma pessoa sem idade e sem tempo, alguém 100 por cento à prova de qualquer problema", escreve.

    Carol afirma que a mãe costumava ter uma memória formidável, "como a internet", mas que a demência, a par de uma série de "mini-avc" (acidente vascular cerebral), abriu "um novo e assustador capítulo nas nossas vidas".

    "O que magoa mais é que não há nada que eu possa fazer: esta doença cruel segue o seu curso", escreve.

    A filha de Margaret Thatcher afirma no livro que as memórias mais vivas que a mãe mantém são as relativas aos 11 anos de mandato à frente do governo britânico (1979-1990) e que, apesar de lhe ser difícil falar sobre um artigo que tenha acabado de ler, conversa animadamente sobre o antigo líder soviético Mikhail Gorbachev.

    Carol afirma que a morte do pai, Denis Thatcher, em 2003, foi um duro golpe para a sua mãe e que esta se esquece repetidamente de que o marido morreu. "Tinha de estar repetidamente a dar-lhe a má notícia", escreve.

    Margaret Thatcher afastou-se definitivamente da vida pública em 2002, por conselho médico.

    O livro de Carol Thatcher, intitulado "A Swim on Parti n the Goldfish Bowl: A Memoir", tem publicação prevista no Reino Unido para 04 de Setembro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados