Açoriano Oriental
Jovens estudantes da EPROSEC "Plantando o Futuro" em Barcelona

Dois anos depois da candidatura a Covid-19 permitiu, finalmente, que os 10 formandos da EPROSEC rumassem a Barcelona para os respetivos estágios profissionais.  Durante um mês realizaram um estágio profissional nas suas áreas de formação nomeadamente gestão, saúde, informática e animação sociocultural em instituições com grande experiência em acolhimento de formandos em Formação em Contexto de Trabalho.

Jovens estudantes da EPROSEC "Plantando o Futuro" em Barcelona

Autor: AO Online

Em 2020 a EPROSEC – Escola Profissional candidatou-se ao Programa Erasmus+ VET mobility com intuito de proporcionar aos seus formandos a oportunidade de realizar um estágio profissional na cidade de Barcelona. 

Devido ao contexto de pandemia COVID-19 o Projeto Rotas da Europa: Plantando o Futuro foi adiado mês após mês. A 8 de janeiro de 2022, ano em que a EPROSEC comemora 30 anos de dedicação à formação profissional, os 10 formandos partiram com muito entusiamos e ansiedade de Ponta Delgada rumo à cidade de Barcelona.

2 anos depois os jovens deram início a um sonho tão esperado. 

"Foi com imenso entusiamos e profissionalismo que a empresa M&M Profuture Training a nossa parceira, na pessoa da sua diretora pedagógica Monica Moreno, nos acompanhou durante todo o processo. As instituições: Grupo Sagardi; Mugendo; GRD e Residencial Sant Gervasi receberam os nossos formandos com muito carinho, integrando-os de imediato nas equipas de trabalho. No dia 8 de fevereiro terminaram este projeto e regressaram a “casa” com novas competências profissionais, sociais e pessoais. Foi um mês de experiências inesquecíveis", refere nota da EPROSEC enviada ao Açoriano Oriental.

"Este projeto Erasmus proporcionou aos formandos diferentes experiências, vivências e skills, que contribuíram para que se tornem profissionais mais qualificados nos mais diversos setores económicos da região. A consciência social sobre o emprego, justiça social e inclusão na Europa, foram contributos decisivos para combater o abandono e absentismo escolar, e incentivar o espírito de iniciativa e de empreendedorismo. Despertar nestes a consciência para a importância da aprendizagem ao longo da vida, tendo em conta o mercado de trabalho cada vez mais exigente, competitivo e alargado a uma escala europeia/mundial. Como também a promoção da visibilidade da escola no contexto europeu, alterando o paradigma de “ilhéus” para cidadãos de integridade europeia e sensibilizando os formandos para a compreensão da interculturalidade", adianta a nota.

"É com grande certeza que a EPROSEC continuará a proporcionar tal experiência enriquecedora aos seus jovens. Apostando no Programa Erasmus+ que cria a oportunidade de os jovens melhorarem as competências e aptidões necessárias ao mercado de trabalho. Como também através da oportunidade de mobilidade para fins de aprendizagem ser um contributivo fundamental para uma sociedade mais empreendedora, coesa e humanista", adianta a escola profissional açoriana.

No passado dia 25 de fevereiro pelas 11h15 os formandos apresentaram a toda comunidade escolar as suas experiências e vivencias durante o período em que estagiaram na cidade de Barcelona.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.