Açoriano Oriental
João Duque recusa prestar esclarecimentos à Assembleia Legislativa dos Açores
O economista João Duque, que presidiu ao grupo de trabalho para a definição do conceito de serviço público na comunicação social, rejeitou o convite da Assembleia Legislativa dos Açores para esclarecer as referências à RTP/Açores que constam do relatório final.
João Duque recusa prestar esclarecimentos à Assembleia Legislativa dos Açores

Autor: Lusa/AO Online

“Torna-se impossível a prestação de declarações na qualidade de algo que já não sou”, refere João Duque numa carta dirigida ao presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho (CAPAT) da Assembleia Legislativa dos Açores, a que a Lusa teve hoje acesso.

Nesta carta, João Duque recorda que o grupo de trabalho a que presidiu “deixou de existir no preciso momento da entrega do relatório” ao ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

A CAPAT decidiu a 29 de novembro, por unanimidade, convidar João Duque a deslocar-se aos Açores para explicar como foram alcançadas as conclusões que constam do relatório relativamente ao serviço público da rádio e televisão nas regiões autónomas, recordando que este grupo de trabalho "não visitou a região e nem se preocupou em conhecer ao pormenor a realidade regional".

Em causa está especialmente a conclusão “clara e fatal de que o serviço público de rádio e televisão nos Açores já cumpriu o seu papel”, pretendendo o parlamento açoriano “perceber as razões e, sobretudo, os fundamentos” dessa conclusão.

Por essa razão, um dia depois de ter recebido a carta de João Duque manifestando indisponibilidade para se deslocar aos Açores, o deputado socialista Hernâni Jorge, presidente da CAPAT, escreveu ao economista reafirmando o convite.

Nessa carta, a que a Lusa teve também acesso, Hernâni Jorge salienta que os deputados pretendem ouvir João Duque “como primeiro subscritor do relatório” e não no âmbito das funções do grupo de trabalho, que já terminaram.

O presidente da CAPAT propõe o agendamento da audição de João Duque para 15 de dezembro, às 12:00, na sede da Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta, Faial.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.