Angola/ RD Congo

Guterres em Kinshasa com crise de repatriamentos na agenda

A questão das expulsões recíprocas entre Angola e República Democrática do Congo será abordada pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, numa visita que esta quarta-feira inicia em território congolês.



Segundo noticia a imprensa local, Guterres chegou terça-feira à noite a Kinshasa para uma visita de três dias destinada a avaliar as operações de protecção de refugiados em curso, e encontra-se hoje com o primeiro-ministro, Adolphe Muzito.

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados tem também encontros previstos com outros governantes, representantes das Nações Unidas e da comunidade de países doadores da República Democrática do Congo, informa a rádio Okapi, ligada à missão da ONU no país.

De acordo com o serviço de informação internacional dos missionários católicos (MISNA), que cita fontes humanitárias, ascende a 200 mil o total de congoleses expulsos de Angola, que vivem em "condições extremamente precárias" em províncias de fronteira como Baixo Congo, Bandundu e Kasai-Ocidental.
PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal