Açoriano Oriental
Grupo Susiarte comemora 40 anos com espetáculo solidário de Ana Bacalhau

Um espetáculo solidário, bolsas de estudo, reabilitação de uma moradia, prémios para estudantes e aumentos salariais foram algumas das medidas sociais que o grupo anunciou na comemoração dos 40 anos da Susiarte.

Grupo Susiarte comemora 40 anos com espetáculo solidário de Ana Bacalhau

Autor: Tatiana Ourique/AO Online

Sentados à mesa no espaço criado há 40 anos, Luís Vasco e Susana Cunha faziam-se acompanhar da fotografia do falecido pai, Tomás da Cunha e de um candeeiro de secretária em forma de coração que sugere que o amor é o segredo para o sucesso. Na conferência de imprensa estavam presentes também Vânia Ferreira, a autarca da Praia da Vitória e Paula Sousa, vereadora.

40 anos desde aquele 12 de dezembro de 1982 e como disse Luís Vasco Cunha na sua “Zona Franca” desta semana “Apenas alguns meses foram suficientes para que uma família acreditasse ser possível fazê-lo acontecer. O ponto de partida foi uma atividade de ocupação de tempos livres, no Verão. Os tempos ficaram mais ocupados e fizeram nascer um sonho. A viagem continua, sem meta à vista”. Mas há uma meta que já foi alcançada. O grupo Susiarte já alcançou diversas distinções, entre elas a de PME Líder nos Açores e a 16º do país.

A conferência de imprensa a 12 de dezembro, 40 anos depois, serviu para anunciar que o sucesso da empresa caminha de mãos dadas com uma visão social, como o professor Tomás da Cunha, o pai fundador, sempre fez questão de incutir nos três filhos sócios: Luís Vasco, Susana e Alexandre.

A irmã do meio, Susana, abriu a sessão dizendo que “completamos 40 anos com muitas alegrias, algumas adversidades e acima de tudo com a sensação de dever cumprido. É o momento de sublinharmos a palavra gratidão ao nosso pai que sempre foi o nosso pilar confiando desde cedo nos 3 filhos e transmitindo os valores que tudo faremos para honrar. O amor, a paz e a união são o segredo do nosso crescimento!”, adiantou.

Em jeito de agradecimento à comunidade e a todos os que têm apoiado o grupo nestes 40 anos, Susana Cunha anunciou várias iniciativas de apoio social no que “acreditamos ser a nossa responsabilidade social. Desde logo a atribuição de 2 bolsas de estudo de 250 euros mensais a estudantes do Ensino Superior cujas famílias atravessem dificuldades financeiras com duração de 3 anos. A atribuição de um cheque prenda anual de 500€ para o melhor aluno da Escola Básica e Secundária da Graciosa, terra do nosso pai e do Luís Vasco. Manutenção de atribuição de prémios aos 4 melhores alunos de 4 cursos da Escopa Profissional da Praia da Vitória. Transformação e equipamento de uma moradia de uma família carenciada com a colaboração de voluntários do nosso grupo. Os beneficiários de todas estas iniciativas serão escolhidos por entidades competentes. Paralelamente em 2023 faremos um aumento de 7% nos salários do nosso pessoal e vamos reforçar as suas condições de trabalho. Porque só assim conseguimos ser todos mais produtivos”.

O grupo Susiarte promove este sábado, 17 de dezembro, o espetáculo de Ana Bacalhau no Auditório do Ramo Grande cujo lucro da bilheteira reverte na totalidade para a Associação de Bombeiros da Praia da Vitória, instituição com forte ligação à família Cunha. O espetáculo conta com o apoio da Câmara Municipal e com a Samsung, marca que o grupo representa em Portugal.

Luís Vasco Cunha tomou a palavra para fazer um balanço cronológico da expansão do Grupo: “Abrimos a empresa em 1982. Era um domingo de eleições. Em 85 abríamos a primeira loja Susiarte, aqui ao lado. Na altura era considerado um projeto megalómano porque tinha cerca de mil metros quadrados, sendo inédito nos Açores. Entretanto já foi acrescentada (risos). Em 87 abriu o armazém com 1800 metros quadrados que, entretanto, também cresceu. Em 1992 expandimos para São Miguel, apesar de já trabalharmos com as ilhas de São Jorge, Graciosa e Pico. Em 2002 expandimos para a Madeira, em 2004 assumimos parte do capital de uma empresa da Madeira, em 2005 começámos a ter estrutura física em São Miguel com uma equipa de distribuição. 2007 foi um marco importante porque adicionamos mais uma valência aos nossos serviços com a abertura do Atelier de Arquitetura e Design e abrimos a primeira loja exclusiva de eletrodomésticos. Em 2008 começámos com presença física no continente. Em 2009 comprámos 75% da empresa detentora da Expert em Portugal. Em 2010 começámos a exportar e a 27 de maio foi inaugurado o Fórum, em 2016 abrimos a primeira loja Expert no continente, em 2021 abrimos a garrafeira na Terceira e este ano, 2022, abrimos a garrafeira em São Miguel”, concluiu Luís Vasco Cunha.

Garantindo que os números não são tudo, o irmão mais velho adiantou ainda os resultados obtidos ao longo das décadas: “recuando aqui 20 anos na nossa história, em 2002 faturamos 3.964.000 euros. Em 2007 orgulhámo-nos de ter faturado 10 milhões de euros. Em 2021 faturámos 59 milhões e em 2022 seguramente vamos ultrapassar os 70 milhões de euros”. Luís Vasco Cunha garante que as vendas online são muito importantes atualmente. “Todos os dias exportamos para diversos países da Europa através de diversas plataformas de vendas”, adiantou.

A “quarentona” Susiarte emprega atualmente cerca de 150 colaboradores e saliente que as maiores barreiras que a empresa teve de enfrentar foram sempre as das mentalidades: “As paredes da ilha foram as paredes da mente. Ao longo de 40 anos também cometemos muitos erros e continuamos a corrigir rotas”, adiantou.

Vânia Ferreira, autarca da Praia da Vitória, agradeceu a união e o conceito de família com que a Susiarte percorreu estes 40 anos e agradeceu, sobretudo, a responsabilidade social pela qual o grupo sempre se pautou e garantiu que a família Susiarte é uma mais-valia para o desenvolvimento da Praia da Vitória.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados