Açoriano Oriental
Conflitos laborais
Greve dos estivadores causa atrasos nas cargas e descargas entre ilhas e continente
A greve dos estivadores em vários portos do Continente está a provocar atrasos nas cargas e descargas entre as ilhas açorianas e Lisboa, informaram quinta-feira fontes de empresas de transporte marítimo no arquipélago.
Greve dos estivadores causa atrasos nas cargas e descargas entre ilhas e continente

Autor: Lusa / AO online
A paralisação, que termina às 24:00 de sábado, foi convocada pelo Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores de Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, que exige da Comunidade Portuária de Lisboa a agregação da entidades empregadoras A-ETPL e AOLP e a entrada imediata para o quadro de pessoal efectivo de sete trabalhadores contratados.

Contactado pela agência Lusa o director-geral da Transinsular Açores adiantou que o navio que deveria chegar segunda-feira ao porto de Ponta Delgada, na ilha de são Miguel, só deverá atracar "na melhor das hipóteses na quinta-feira".

"Normalmente as descargas no porto de Ponta Delgada efectuam-se à segunda-feira, mas a paralisação irá provocar atrasos", disse João Pedro Costa, acrescentando que a greve não está a afectar as embarcações que partem e chegam ao porto de Leixões.

Por outro lado, o barco que saiu de Ponta Delgada no início da semana rumo ao porto de Lisboa vai ter de aguardar o termo da greve de cinco dias para ser descarregado, revelou.

Uma fonte da empresa Mutualista açoreana avançou à Lusa que a carga que estava no porto de Lisboa está a ser desviada para Leixões, para minimizar os efeitos da paralisação dos estivadores.

No porto de Ponta Delgada as cargas são efectuadas à sexta-feira e as descargas à segunda e terças-feiras, seguindo depois para as outras ilhas.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.