Autor: Lusa/AO Online
Segundo a secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, a candidatura será apresentada em junho, em consórcio internacional, sendo que o Centro Vocacional de Excelência está orçado em quatro milhões de euros, contemplando quatro anos de implementação.
Citada numa nota divulgada hoje no ‘site’ do Governo Regional, a propósito da sessão comemorativa do 25.º aniversário da Escola Profissional da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, realizada na segunda-feira, Maria João Carreiro destaca os “avanços na promoção e valorização do ensino profissional”, assentes numa “estratégia e compromissos inéditos na região para um setor que é estruturante para os Açores”.
Maria João Carreiro refere ainda que, no primeiro ano de implementação da Agenda Regional para a Qualificação Profissional, apresentada em 07 de fevereiro de 2022, “foram implementadas medidas, em estreita articulação com as escolas profissionais, que promovem novas possibilidades sobre ensino e a formação profissional”.
A governante exemplifica com o projeto-piloto do Ensino Dual na Escola Profissional das Capelas, “que deve ser cada vez mais uma aposta, tendo em conta os benefícios deste modelo para os formandos e para a sua aproximação ao mercado de trabalho”.
Além disso, acrescenta, as medidas de apoio financeiro à qualificação de adultos como o FORM.AÇORES e o QUALIFICA.IN, “constituem uma oportunidade não só para a população ativa reforçar as suas competências, como também para as escolas profissionais diversificarem e alargarem o seu público”.
Maria João Carreiro recorda também que está em apreciação, no parlamento açoriano, a proposta de criação do novo Centro de Qualificação dos Açores, que “vai assumir uma lógica de especialização inteligente, com uma resposta flexível e à medida das necessidades das empresas, privilegiando formações intensivas de curta duração, incluindo formação à distância”.
-
premiumACAPO organiza debate para alertar que discriminação de género também existe na deficiência
Se ser-se portador de uma deficiência já é em si, muitas vezes, fator de discriminação, ela pode tornar-se ainda maior quando à deficiência se junta a discriminação de género, em casa, no trabalho e na maternidade. Este tema vai estar em debate no sábado, em Ponta Delgada, pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO)
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada