Açoriano Oriental
Prorrogado prazo do Mecanismo de Apoio ao Incremento dos Salários

O prazo de candidaturas ao Mecanismo de Apoio ao Incremento dos Salários (MAIS) foi prorrogado para 17 de março, anunciou a secretaria regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

Prorrogado prazo do Mecanismo de Apoio ao Incremento dos Salários

Autor: Lusa

De acordo com uma nota de imprensa, considerando a “importância do MAIS para os trabalhadores, e as solicitações das entidades empregadoras, bem como dos representantes dos empresários, o executivo assegura, assim, as condições para que mais açorianos possam beneficiar desta medida que incentiva o aumento salarial dos trabalhadores e que confirma a prioridade desta governação às pessoas”.

As empresas açorianas podiam candidatar-se, em fevereiro, ao MAIS, que atribui 174 euros por trabalhador, em caso de aumento do salário mínimo ou médio, segundo a resolução publicada em Jornal Oficial.

O MAIS contempla empresas privadas, incluindo o setor social, para “incentivar e compensar o aumento do salário mínimo ou salário médio dos seus trabalhadores”.

O apoio incide sobre o incremento ao salário médio, “sempre que se verifique que as empresas apresentam, em janeiro de 2023, um aumento do salário médio dos trabalhadores da empresa igual ou superior a 5,8% em relação à medida salarial registada em dezembro de 2022”.

Na nota de imprensa divulgada no ‘site’ do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), a secretaria regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego acrescenta que, “no caso do incremento do salário mínimo, este apoio é atribuído quando se verifique, através da declaração de remunerações relativa ao mês de dezembro de 2022, que o trabalhador auferia uma retribuição base com um valor inferior à Retribuição Mínima Mensal Garantida nos Açores em 2023”.

Quando anunciou a medida, em janeiro, o presidente do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, disse que o apoio representava um investimento total previsível de 10 milhões de euros, podendo abranger até 55 mil trabalhadores.

Na resolução aprovada em Conselho de Governo, o executivo açoriano justifica a criação deste apoio com o “agravamento acentuado da situação económica e social da região”, provocado pela “maior crise inflacionista dos últimos 20 anos”.

“A incerteza e instabilidade do contexto atual económico levam a que seja necessário criar um conjunto de medidas destinadas a apoiar as famílias e as empresas”, apontou.

“Neste contexto, e tendo-se verificado um aumento da retribuição mínima mensal garantida, importa criar uma medida destinada a compensar este aumento e a incentivar o aumento do valor da retribuição base dos trabalhadores por conta de outrem na Região Autónoma dos Açores, através da atribuição de um apoio financeiro ao aumento salarial”, acrescentou.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados