Açoriano Oriental
Pescas
Governo contra corte nas possibilidades de pesca
O Governo Regional dos Açores não concorda com a proposta da Comissão Europeia de redução das possibilidades de pesca do carapau, alegando "não fazer sentido" essa restrição porque "os stocks estão em boas condições biológicas".
Governo contra corte nas possibilidades de pesca

Autor: Lusa / AO online
"O governo regional não concorda com a redução das quotas, no caso concreto do chicharro (carapau), porque os stocks estão em boas condições biológicas", afirmou Marcelo Pamplona, subsecretário regional das Pescas, em declarações à Lusa.

Marcelo Pamplona reagia à proposta da Comissão Europeia que visa uma redução geral das possibilidades de pesca para 2010, que, no caso dos Açores, prevê especificamente uma quebra de 15 por cento nas capturas de carapau.

Segundo o subsecretário regional das Pescas, o governo açoriano já apresentou à Comissão Europeia um parecer científico, elaborado pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, que confirma que as reservas de peixe nas águas açorianas "estão em boas condições biológicas".

"Temos do nosso lado a ciência e esperamos que, nas negociações que se vão realizar até final do ano, possamos manter a quota de 3.200 toneladas, que tem sido a dos últimos anos", afirmou.

Marcelo Pamplona assegurou que o executivo regional vai "bater-se pela manutenção da quota", defendendo que a redução só se justifica "quando os recursos não estão em boas condições biológicas".

"O que pretendemos é promover a sustentabilidade da pesca sob o ponto de vista biológico", salientou.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados