Circum-navegação

Genuíno Madruga cumpre terceira etapa da viagem

O velejador açoriano Genuíno Madruga terminou esta quarta-feira a terceira etapa da sua viagem solitária de circum-navegação, ao atracar o seu iate em Punta Del Este, no Uruguai.


Genuíno Madruga, que já fez escala em Cabo Verde e no Brasil desde que partiu a 25 de Agosto dos Açores, dirige-se para Sul, para tentar efectuar, no final do ano, a travessia do mítico Cabo Horn, no extremo sul da América do Sul.

O velejador da ilha do Pico e o seu iate, baptizado de “Hemingay”, estão a realizar a sua segunda viagem à volta do mundo, desta vez com a dificuldade acrescida de fazer a travessia do Cabo Horn, uma zona de correntes e ventos fortes.

Antes disso, Genuíno Madruga pretende, ainda, fazer escala na Argentina, após a qual efectuará passagens pelo Chile, ilha de Páscoa, Polinésia Francesa, Samoa, Fiji, Austrália, Timor, Indonésia, Maurícias, Madagáscar, África do Sul e Ilha de Santa Helena.

O regresso do velejador aos Açores está previsto para Maio de 2009, por altura dos festejos em honra do Espírito Santo.

Na primeira volta ao Mundo, efectuada entre Outubro de 2000 e Maio de 2002, Genuíno percorreu cerca de 30 mil milhas náuticas, naquela que foi a concretização de um velho sonho que acalentava desde criança.
PUB

Premium

Nos Açores, duas crianças morreram pelas mãos dos próprios pais. Os casos integram um estudo nacional do Instituto de Apoio à Criança que analisou casos judiciais entre 2009 e 2023, revelando fragilidades familiares, isolamento social e falhas na deteção precoce de risco. Uma análise que identificou 66 crianças vítimas em Portugal