Açoriano Oriental
Furacão Lorenzo
Furacão Lorenzo a aproximadamente 1650 km a oeste/sudoeste dos Açores

O furacão Lorenzo - categoria 2 na escala de Saffir-Simpson*, encontrava-se, esta segunda-feira, às 18 horas, a aproximadamente 1650 km a oeste/sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 24 km/h.

article.title

Foto: IPMA
Autor: Susete Rodrigues/AO Online
De acordo com comunicado da Delegação Regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mantendo-se as previsões da trajectória, o centro do furacão deverá passar com categoria 1, na quarta-feira (dia 2 de Outubro), ligeiramente a oeste das Flores afetando especialmente o grupo Ocidental.


Contudo, todo o arquipélago sentirá efeitos do furacão Lorenzo. Desta forma prevê-se para as ilhas do Grupo Ocidental, vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros.


Nas ilhas do Grupo Central, está previsto vento sudoeste com rajadas até 150 km/h e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros.


No Grupo Oriental prevê-se ondas de oeste de altura significativa 7 a 8 metros e vento com rajadas da ordem dos 85 km/h.


No entanto, existe ainda alguma incerteza relativamente à trajetória exacta do furacão inerente a este tipo de fenómeno meteorológico.

Um novo comunicado será emitido, amanhã, dia 1 de outubro às 10 horas.
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.