Fornecimento de equipamentos vão facilitar buscas e salvamentos no mar

O contrato de fornecimento de equipamentos destinados a facilitar as operações de busca e salvamento no mar continental, através de radares, sensores metereológicos e sistemas de identificação automática e comunicação por voz, é assinado hoje, em Lisboa.


O contrato, que será celebrado na presença dos ministros da Defesa e das Obras Públicas, prevê o fornecimento de equipamentos e serviços necessários à integração dos sistemas de socorro e segurança marítima (GMDSS, Global Maritime Distress and Safety System, na sigla inglesa) e de controlo do tráfego marítimo (VTS, Vessel Traffic System), segundo um comunicado conjunto dos dois Ministérios.

    O sistema GMDSS visa transmitir sinais de alerta e socorro a partir de navios e embarcações, a 30 milhas náuticas, de modo a que possam ser accionadas as operações de busca e salvamento e difundidas informações de segurança marítima.

    Em contrapartida, o VTS é um sistema de vigilância e controlo de tráfego marítimo, composto por radares, sensores meteorológicos, sistemas de identificação automática, de comunicação por voz em muito alta frequência, de fusão e tratamento de dados, entre outros.

    A assinatura do contrato, a celebrar entre o Instituto Portuário de Transportes Marítimos e o consórcio fornecedor do sistema VTS (Atlas Elektronik/Teixeira Duarte/Nokia Siemens/Case) realiza-se nas instalações do VTS do Porto de Lisboa (Torre Inclinada).
PUB

Premium

Dos 394 estabelecimentos existentes no Centro Histórico de Ponta Delgada, apenas 75 aderiram ao Bairro Comercial Digital, projeto apoiado pelo PRR e promovido pelo consórcio que junta Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a delegação dos Açores da AHRESP